Serviços

As bibliotecas são abertas a toda a comunidade acadêmica e egressos das IES. Todos os livros e periódicos estão disponíveis para consulta. O empréstimo domiciliar, assim como a utilização dos equipamentos, é restrita aos acadêmicos, funcionários e professores da instituição.

O acervo é totalmente informatizado. O software bibliográfico utilizado é o Pergamum desenvolvido pela PUC/PR. O software permite a recuperação de dados através do título, autor, assunto, editora, local de publicação, tipo de documento. Sua interface e de fácil utilização obedecendo às normas da ABNT e o formato MARC; a base de dados é alimentada de acordo com o AACR2, para catalogação, CDU e CUTTER, para classificação, e, VCBS, para indexação.

Oferece os serviços de empréstimo domiciliar; comutação bibliográfica; visitas orientadas; pesquisa bibliográfica no catálogo on line de obras físicas disponibilizadas no acervo; acesso a base de dados de periódicos eletrônicos MEDLINE e ACADEMIC SEARCH ELITE; acesso a base de dados de livros eletrônicos MINHA BIBLIOTECA; e reserva e renovação on line de obras emprestadas; acesso aos trabalhos de conclusão de cursos através do REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL.

Serviço de Empréstimo Domiciliar

O SIBI oferece o serviço de empréstimo domiciliar de obras aos discentes, docentes e colaboradores vinculados ao São Lucas Educacional mediante cadastro prévio de senha e biometria.

As classes de usuários determinam prazos e quantidades distintas:

  •  Aluno de Graduação - 04 livros por 05 dias corridos
  • Aluno de Pós-Graduação – 06 livros por 07 dias corridos
  • Funcionários - 06 livros por 07 dias corridos
  • Professor – 08 livros por 10 dias corridos

A reserva de livros que estejam emprestados poderá ser feita pelo usuário, mediante solicitação à Biblioteca em que está vinculado ou através do catálogo on-line. O solicitante não pode reservar material que já esteja em sua posse. O livro reservado, ao ser recebido pela biblioteca, ficará à disposição do solicitante durante 24 horas a partir de sua data de devolução. A renovação poderá ser efetuada caso a publicação não esteja reservada por um período igual ao do empréstimo.

A não devolução do material bibliográfico na data determinada acarretará a cobrança de multa diária por obra, a ser fixada pela Reitoria. O SIBI não tem fins lucrativos, o pagamento de multa é apenas educativo e não punitivo. O dinheiro arrecadado é revertido na aquisição de materiais para o acervo. O usuário deverá repor a obra, em caso de perda ou dano, não ficando dispensado do pagamento da multa.

A Referência possui um acervo de normas técnicas da ABNT, dicionários, enciclopédias e guias para a consulta na Biblioteca.