Carregando...

UniSL participa da III Mostra Cultura Surda Bilíngue Porto Velho

Início Notícia

O Centro Universitário São Lucas (UniSL) recebeu no dia 22 de setembro a III Mostra Cultura Surda Bilíngue Porto Velho. O evento contou a participação da Escola Bilíngue Porto Velho e Professoras Libras Sirléia Araújo e Audelina Rabelo.

O evento tinha como objetivo compreender as características da cultura e identidade surda local, conhecer a escrita de sinais e educação bilíngue para surdos e desenvolver diálogos básicos por meio da Língua Brasileira de Sinais.

Além da participação e envolvimento de acadêmicos, interpretes de libras, professores e alunos da comunidade surda, houve a apresentação de palestras com professores surdos Wendel de Oliveira e Magno Prates importantes na comunidade surda, mesa redonda, exposição de trabalhos e mini oficinas.

A Profa. Andreia Ribeiro, Coordenadora da Escola Bilíngue Porto Velho, destacou que evento é a valorização de todo o aprendizado do aluno e didática trabalhada na escola.

“É hora de expor o que foi aprendido, o que está sendo ensinado dentro da escola. O evento de hoje significa a valorização para comunidade surda, onde a única escola do município está trabalhando de acordo com que é preciso que seja ensinado a eles”, enfatizou.

A Escola Bilíngue Porto Velho escola recebe além de alunos surdos, todas as pessoas que querem aprender a linguagem.

A coordenadora também ressaltou a importância do envolvimento com libras desde a infância.

“É muito importante é que todos aprendam, pois é segunda língua oficial do país. A barreira das libras é invisível. Se o incentivo for desde a infância, disseminaremos esse conhecimento e o crescimento da comunidade surda que é formada não apenas por quem não ouve, mas por todos aqueles que querem aprender a linguagem”, concluiu.

Vamos Conversar?