Carregando...

UniSL marca presença no 24o Congresso Internacional de Educação a Distância

Início Notícia

No período de 3 a 7 de outubro, os professores do Centro Universitário São Lucas, participaram do 24º Congresso Internacional de Educação a Distância (24º CIED). O evento é promovido pela Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED.

O UniSL foi  representado no evento pela coordenadora do Núcleo de Educação a Distância, Profa. Ma. Sara Luíze Oliveira Duarte, o gerente de Desenvolvimento e Inovação, Michel Gustavo Muller e Analista de Sistemas, responsável pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem Tarcísio Andril Pinto da Costa.

O objetivo do evento foi reunir as instituições que atuam no setor de Ensino à Distância – EAD, no país e que se tornaram mais próximas das entidades não regulamentadas em razão de sua potencialidade para criar experiências educacionais significativas para aqueles que realmente querem aprender.

Este ano a temática do congresso teve tema principal a experimentação em EAD. Diversas Instituições de Ensino Superior (IES) tiveram a oportunidade de apresentar cases de sucesso e trocar experiências quanto à inovação e experimentação na EAD de suas instituições e localidades.

Segundo a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), 51% das instituições de ensino superior privadas do país contam com cursos em EAD e a projeção indica que a partir de 2023 mais da metade das matrículas no ensino superior brasileiro já serão na modalidade.

Entre os muitos assuntos discutidos no 24ª CIAED, foi muito abordado a necessidade de incluir novas teóricas, práticas e novas tecnologias que permitem a experimentação de práticas incomuns circulando no universo da EAD.

As instituições que desejam entrar no mundo EAD necessitam planejar, organizar, debater e construir mecanismos que envolvam os diferentes estilos de aprendizagem entre pessoas e também gerações.

No evento muitas mesas redondas e palestras abordaram a aprendizagem ativa e aulas invertidas, realidades virtuais e aumentadas; o uso da nuvem, para aumentar eficiência; a criação própria e a utilização de recursos educacionais abertos de outras entidades; objetos de aprendizagem; utilização de Cursos Massivos Abertos On-line (MOOCs); bots e assistentes de Inteligência Artificial.

A Coordenadora do Núcleo de Educação a Distância (NEaD) do Centro Universitário São Lucas, Prof. Ma. Sara Luíze Oliveira Duarte apresentou uma mesa redonda e uma palestra institucional. A mesa redonda trabalhou como temática principal a Metodologia Ativa na Formação Docente.

A Profa. Ma. Sara Luíze apresentou também um panorama do programa de formação docente “docência virtual: um novo contexto para descobrir novas competências”, executado durante o ano de 2018. Ao final, compartilhou os depoimentos dos professores sobre a formação realizando metodologia ativa “sala de aula invertida”.

Em parceira com a Delinea Tecnologia Educacional, a Profa.Ma. Sara Luíze Duarte apresentou o case de sucesso do UNISL sobre a “Excelência Em EAD – Estudos de Caso de Como Funciona a EAD no Centro Universitário São Lucas”.

Os responsáveis pela setor de TI do UNISL realizaram também uma visita a Softplan, considerada uma das maiores empresas do Brasil no desenvolvimento de softwares de gestão e interação com empresas no ramo de TI.

Vamos Conversar?