Carregando...

São Lucas realiza Workshop sobre Política Nacional de Resíduos Sólidos

Início Notícia

No dia 13 de março aconteceu o encontro de Política Nacional de Resíduos Sólidos no Centro Educacional São Lucas, Unidade II. O evento idealizado e organizado pelo corpo profissional do São Lucas teve como objetivo sensibilizar e conscientizar o público acadêmico quanto a correta destinação de resíduos sólidos urbanos voltado para líderes e gestores dos diversos segmentos da sociedade; docentes e discentes da Instituição e de outras Instituições de Ensino Superior (IES) e demais interessados sobre o assunto.

O evento visa criar debates e mesa redonda acerca do Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, Lei 12.305/2010. A PNRS “institui a responsabilidade compartilhada dos geradores de resíduos como fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, o cidadão e titulares de serviços de manejo dos resíduos sólidos urbanos na Logística Reversa dos resíduos e embalagens pós-consumo e pós-consumo.

Os idealizadores e coordenadores do evento, a Profe. Me. Jacira Lima da Graça; Profe. Me. Aline Ramalho Dias Souza, coordenadora de extensão do curso de administração do São Lucas. Profe. Me. Marcelo Augusto Mendes Barbosa, coordenador do curso de administração e o professor Dr. Flávio de São Pedro Filho, coordenador do GEITEC, buscaram entender o perfil do Egresso do curso de Administração nos processos que envolvam a tomada de decisão em esfera estratégica, tática e operacional nas empresas, assim como estudar o desempenho dos stakeholders na atividade de reciclagem desses resíduos.

O perfil idealizado do aluno do Curso é o do profissional com a capacidade e aptidão para compreender questões científicas, técnicas, sociais, e econômicas da produção e de seu processo de gerenciamento em que os níveis graduais dos processos envolvam a tomada de decisão em esfera estratégica, tática e operacional nas empresas”.

A atividade é colaborativa faz parte de uma parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente – SEMA, que trata sobre a água e a responsabilidade sobre a guarda de resíduos acumuladores de água parada, que podem propiciar a propagação de doenças, sendo este um fato importantíssimo para a comunidade geral.

A Profe. Me Jacira Lima da Graça ressalta que como professora no curso de administração do São Lucas, resolveu tratar sobre o tema propondo atividade de extensão do curso de Administração visando que docentes e discentes de todos os cursos, principalmente os futuros administradores que auxiliem empresas sob suas responsabilidades, bem como toda a sociedade que é geradora de resíduos sólidos urbanos.

“O Grupo Educacional São Lucas possui diversos cursos de graduação e pós-graduação, dos quais, egressos profissionais das diversas áreas, geradores de resíduos, precisam conhecer sobre as suas responsabilidades. É importante ressaltar que os egressos dos cursos da área da saúde são grandes geradores de resíduos hospitalares e precisam estar atentos às suas responsabilidades”, destacou.

Vamos Conversar?