Carregando...

São Lucas realiza Projeto Saúde Positiva com Colaboradoras da IES

Início Notícia

O Centro Universitário São Lucas, por meio do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), realizou em conjunto com as coordenações dos cursos de Nutrição, Psicologia, Fisioterapia, Estética e Cosmética, Educação Física, no período de 10 de junho a 9 de julho, teleatendimentos do Projeto Saúde Positiva, com colaboradores da IES, visando a saúde do Trabalhador. Do total, participaram 11 colaboradoras, 66 acadêmicos e seis professores das coordenações envolvidas no Projeto.

Durante a execução do Saúde Positiva, foram realizados encontros individuais com professores envolvidos, entre eles Liliane Silva de Castro; Jéssica Larangeira de Oliveira; Camila Elias de Souza; Afrodite Oliveira de Azevedo Portela; Drª Luna Mares Lopes de Oliveira (coordenadora do projeto) e Tiago de Moura Siena, além de alunos dos cursos de nutrição, fisioterapia, estética, psicologia e educação física. De forma geral, os teleatendimentos tiveram a finalidade do compartilhamento de aprendizagens em favor da saúde das colaboradoras.

O atendimento se deu do seguinte modo: Depois de receberem formulário com questões sobre identificação, condições socioeconômica e de saúde, mais um formulário para o registro alimentar de 24h e outro sobre sinais e sintomas nos diferentes sistemas corporais denominado “rastreamento metabólico”, as colaboradoras deveriam preenchê-los. Os dados informados, fizeram parte do diagnóstico de problemas de saúde relacionados com as profissionais. 

No decorrer do projeto, profissionais da saúde reconhecem que as atividades multi, inter e transdisciplinares fortalecem a possibilidade de alcance dos resultados. Sensíveis ao momento, os professores da saúde que desenvolveram e executaram o projeto de teleatendimento, viram na adversidade do cenário atual uma oportunidade de proporcionar aos seus acadêmicos a experiência de atender o paciente com a garantia de que o mesmo teria a oportunidade de receber atenção de outros profissionais da saúde. 

Ao fim do Saúde Positiva, os relatos positivos dos estudantes e das colaboradoras que foram atendidas, deixaram na equipe de professores a tranquilidade do dever cumprido no que se refere ao ensino e aprendizagem e a alegria de saber que os esforços e dedicação de todos (professores, acadêmicos e colaboradoras) de fato promoveram saúde e satisfação. 

Atuação das coordenações 

Durante o projeto, os cursos se uniram para atender as colaboradoras de forma macro, formando assim uma rede integrada de atendimento de saúde. A coordenação de Estética e Cosmética realizou avaliações e orientações faciais via remoto das colaboradoras participantes do projeto. Já a coordenação do curso de Psicologia propôs intervenções que foram realizadas em grupos remotos onde foram trabalhadas temáticas em torno do Autoconhecimento através da Psicologia Positiva, Virtudes e Forças de caráter. 

O curso de Fisioterapia promoveu em conjunto com as colaboradoras do Unisl orientações preventivas e boa manutenção da saúde física, melhora da postura mediante seu trabalho, exercícios preventivos. Também orientou sobre autocuidado e exercícios preventivos. Já o curso de Educação Física ficou responsável em compreender a atual situação física do colaborador e, após orientações iniciais, foram marcados encontros em grupos em dias alternados. Nesses encontros foram realizados exercícios físicos ministrados pelo acadêmico com supervisão do profissional em Educação Física responsável.

Por fim, o a coordenação de Nutrição analisou os comportamentos associados com problemas ligados direta ou indiretamente a alimentação e nutrição, realizadas devolutivas, pactuadas metas comportamentais e nutricionais, traçados planos nutricionais personalizados e diálogos sobre temas educativos em nutrição.

Vamos Conversar?