Carregando...

Projeto Cuca Legal comemora 6 anos de implantação

Início Notícia

Nesta semana, o Projeto Cuca Legal, criado em 2014 pela Coordenação de Enfermagem e da Coordenação de Extensão, Cultura e Esporte do Centro Universitário São Lucas, completa 6 anos de atividades. O projeto, idealizado pela necessidade dos acadêmicos do curso de Enfermagem, estarem inseridos socialmente na realidade da assistência em saúde mental no Município de Porto Velho, contribuiu na colaboração de assistência humanizada, ética, comprometida e lúdica em diversos locais. 

Para o Prof. Esp. Helton Camilo Teixeira Coordenador do Projeto Cuca Legal (UNISL), mesmo diante da Pandemia mundial, o projeto continuou e se adaptou para ajudar o máximo de pessoas possíveis. “Desde a pandemia estamos realizando atividades de maneira remota como seminários, rodas de conversas online, publicações de mensagens e informações na página do projeto. São 6 anos de inúmeras histórias, vidas, conhecimentos, superação, fortalecimento e informações, que tem colaborado significativamente com a Saúde Mental local e regional.”

Entre os principais objetivos e ações dos envolvidos no Cuca Legal, estão: Fornecer informações relacionadas à saúde mental; desenvolver campanhas a saúde mental e ao sofrimento mental com intuito de diminuir o estigma e preconceito; planejar e realizar oficinas terapêuticas; estimular o fortalecimento dos laços familiares e comunitários e contribuir no fortalecimento das redes de saúde mental no município de Porto Velho/RO.

Além de também reforçar o conhecimento de acadêmicos e profissionais da área da saúde através de oficinas, palestras, seminários, cursos, Workshop e jornadas em saúde mental e atenção psicossocial, estimulando-os a promover a saúde mental nos diferentes ciclos de vida por meio de atividades lúdicas e na produção científica trazendo evidencias e relatos de experiência a respeito do cuidado e das atividades voltados para a saúde mental.

Atualmente, os membros do projeto realizam atividades de promoção da saúde mental nos diversos ciclos de vida, com auxílio de dinâmicas, atividades em grupo, rodas de conversas, visita técnica, pinturas, desenhos, musica, paródia, encenação teatral, além de outros recursos elaborados e supervisionados pelo coordenador do projeto, Prof. Esp. Helton Camilo Teixeira. Entre os cursos dos quais os acadêmicos podem participar estão: Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Educação Física e Medicina

Vamos Conversar?