Carregando...

Professoras de Psicologia lançam livro voltado para as doenças psicológicas

Início Notícia

No dia 18 de outubro, as professoras Ma. Daniele Mejia Cavalcante e Dra. Melissa Andrea Vieira de Medeiros lançaram o livro A Psicossomática e o Feminino, no auditório da antiga Ulbra em Porto Velho.

O evento contou com a presença de acadêmicos e das Coordenações do curso de Psicologia do Centro Universitário São Lucas representadas pela Profa. Ma. Érika Crisóstomo Albuquerque e a Profa. Ma. Patrícia Rafaela de Morais Honorato. Os alunos dos Cursos de Psicologia homenagearam as autoras e logo em seguida houvebreve explanação sobre o livro e sessão de autógrafos.

O livro é fruto de um trabalho e pesquisa de três anos, iniciado em 2015, durante o curso de mestrado da Professora Daniele Mejia, no qual era aluna na disciplina de Psicanálise da Profa. Dra. Melissa Andrea Vieira de Medeiros e aborda o desenvolvimento das doenças psicossomáticas e o porquê delas se desenvolverem nas mulheres.

As doenças psicossomáticas são aquelas que se manifestam no ser humano por questões psicológicas. O estresse, a falta de tempo dedicado ao bem-estar e as dificuldades que as pessoas, em sua maioria apresentam em demonstrar ou mesmo reprimir sentimentos, auxiliam no desenvolvimento de doenças como cânceres, úlceras e diversas outras patologias, sem descartar de fato as doenças de cunho físico, viral ou hereditário.

Para a Professora Daniele, docente do Centro Universitário São Lucas, a ideia para o livro foi a percepção de uma demanda crescente em relação ao tema, principalmente nas mulheres, onde as queixas, de acordo suas pesquisas são mais recorrentes.

O livro aborda os motivos para a mulher somatise seus problemas, o percurso da mulher e a mudança de postura da mulher ao longo dos anos, os tipos de doenças psicossomáticas e os tratamentos da doença psicossomática, quais são as doenças psicossomáticas, e quais cenários psicológicos influenciam para que pessoa desenvolva estas manifestações físicas das doenças.

“O ser humano precisa escoar de maneira adequada os seus sentimentos, as suas emoções e para isso precisamos de um subjetivo bem trabalhado. Vivemos um cenário onde não se tem tempo nem para ouvir a música preferida e nem para si mesmo. É nesse sentido que livro vem traz esse aspecto histórico e voltado para o desenvolvimento das doenças na mulher que desempenha o papel da mãe, esposa, profissional”, destacou.

A edição também conta com um capítulo dedicado à psicoterapia, voltado para psicólogos trabalham com pacientes psicossomáticos e traz relatos de casos dos estudos realizados, pelas professoras.

Segundo a  Professora Daniele, um segundo livro já está a caminho, em  fase de produção e deve sair até o próximo ano.

“Eu queria dar continuidade no livro, pois à medida que o escrevia, identificava mais assuntos pertinentes. Então deixei alguns temas para elaboração de um  segundo material  com o tema voltado para significado do adoecimento de cada parte do corpo. O lançamento deste livro me deixa feliz e realizada, pois é o fechamento de um ciclo, que dará início a outro. ”, concluiu.

O livro “A Psicossomática e o Feminino” está disponível na livraria Nova Letra na Av. Abunã.

Vamos Conversar?