Professor e acadêmicas UNISL tem trabalhos publicados na SEMACO

Início Notícia

Nesta semana, foram publicados trabalhos de docentes e discentes do Centro Universitário São Lucas, referentes a VI Semana do Meio Ambiente do Cariri Oriental- VI (SEMACO) e do II Encontro de Saberes Indígenas do Semiárido (ENSIS) desenvolvido pela Universidade Federal do Cariri, no Ceará. O evento foi realizado no período de 3 a 6 de junho do ano de 2020.

Pelo São Lucas, os trabalhos foram orientados pelo Prof. Me. Rafael Ademir Oliveira de Andrade. Do curso de Medicina, as acadêmicas Amanda Machado e Franciele França Tenani do sexto e quinto períodos, apresentaram o tema “Políticas públicas e etno-estratégias para saúde indígena em tempos de covid-19″. Já pelo curso de Nutrição, as alunas Cristina Andrezza Fernandes Cabral Ferreira e Juliana Gobi Schmitz, do 5º período, apresentaram o tema “Segurança alimentar e nutricional aplicada aos povos indígenas: revisão contextual”. Os trabalhos foram apresentados virtualmente em grupos de trabalho específicos com a presença das alunas e do orientador.

Ocorrendo de forma online, o evento organizou debates sobre a questão do meio ambiente e organizações dos povos indígenas não apenas do Nordeste brasileiro, mas de todo o Brasil. Os dois trabalhos apresentados por alunas do do Centro Universitário São Lucas visaram debater ações estatais e as estratégias dos povos indígenas para lidar com a questão da pandemia da COVID-19 e uma revisão contextual da questão da segurança alimentar e nutricional dos povos indígenas no Brasil.

As alunas que realizaram a apresentação dos trabalhos, também fazem parte do Laboratório de Estudos em Saúde Coletiva e Colonialidade (UNISL PVH) que tem como orientadores os professores o sociólogo Rafael Ademir Oliveira Andrade e o médico Arlindo Gonzaga Branco Júnior. O Laboratório orienta pesquisas nas áreas de políticas públicas para saúde indígena, LGBTQ+, Quilombola, da Mulher e perspectivas decoloniais para o tema saúde e políticas sociais.

Para ter acesso aos Anais do Evento, acesse https://www.semacoensis.com.br/.