Carregando...

São Lucas realiza nos dias 4 e 5 de outubro, a II Jornada de saúde coletiva de Rondônia

Início Notícia

Nos dias 4 e 5, deste mês, aconteceu no Centro Educacional São Lucas, a II Jornada de saúde coletiva de Rondônia sobre o tema “Novas lutas pelo SUS”. Um dos tópicos abordados foram os princípios, diretrizes e políticas integrantes do Sistema Único de Saúde (SUS), através das políticas e leis que regem o sistema somadas à experiência dos profissionais palestrantes.

Durante a Jornada, foram realizadas diversas palestras e mesas redondas, abordando temáticas relacionadas às esferas do SUS. Além disso, foram apresentados, aproximadamente 40 trabalhos, relatando experiências e casos relacionados à área. Com a atividade pretendeu-se estimular a produção científica através da apresentação de trabalhos realizados na área da saúde coletiva e da medicina de família e comunidade.

De acordo com a organização, o evento buscou versar sobre o funcionamento do SUS, expondo leis, diretrizes, políticas e programas que o regem, com o objetivo de humanizar a saúde através da utilização dos conceitos empregados dentro da saúde coletiva, utilizando-se de atividades teóricas e de campo que fortaleçam o tripé (epidemiologia, ciências sociais e política de planejamento e gestão) desse campo de saberes e práticas.

Também a função de desenvolver nos acadêmicos da área de saúde, o conhecimento a respeito do processo-saúde doença e de todo o funcionamento do SUS, buscando discutir, criticamente, os pontos positivos e negativos e, a partir disso, desenvolver uma estratégia para atuar na modificação e melhoria do sistema, de maneira multicêntrica e multidisciplinar.

Vamos Conversar?