Carregando...

Nota de Esclarecimento – Graduação em Psicologia

Início Notícia

Nota de esclarecimento do São Lucas Educacional sobre a nota da ABEP, CFP E FENAPSI que trata das atividades acadêmicas nos cursos de graduação em Psicologia em tempos de pandemia.

Prezados acadêmicos do curso de Psicologia do São Lucas Educacional,

A Coordenação do curso de Psicologia bem como a Diretoria de Ensino do São Lucas Educacional, após tomar conhecimento sobre a nota que trata das atividades acadêmicas dos cursos de graduação de Psicologia em tempos de pandemia, se dirige ao corpo discente no intuito de prestar esclarecimentos quanto ao documento.

O grupo São Lucas valida o documento emitido pela ABEP, CFP e FENAPSI, e corrobora que a graduação em Psicologia no Brasil deve obedecer às Portarias 343/2020 (artigos 1º e 3º) e 345/2020 do Ministério da Educação, a Resolução CNE/MEC nº 05/2011, que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Psicologia (artigo 2), e as diretrizes aprovadas pelo CNE em 2019, artigos 3º e 14º (§ 1º, 2º e 3º), conforme citado no documento. Após a publicação, em 16 de março de 2020, do Decreto do Estado de Rondônia nº 24.871 a Diretoria de Ensino em reunião com os coordenadores de todos os cursos avaliou o cenário e, em observância ao decreto,  decidiu suspender por 15 dias, contados a partir de 17/03, todas as atividades de cunho presencial, ou seja, aulas nas dependências da instituição, práticas de Projeto Integrador, projetos de extensão, atividade práticas de estágio básico e supervisionado por  envolverem aglomerações que ultrapassam o limite seguro de pessoas em um mesmo ambiente, e colocaria em risco a saúde dos acadêmicos. Portanto, o São Lucas Educacional se posiciona em conformidade com as recomendações dos órgãos oficiais de saúde e educação (Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde, Ministério da Educação e Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia) quanto às estratégias para o enfrentamento ao novo Coronavírus (COVID19) e cumprindo às legislações educacionais vigentes.

Diante do contexto, o São Lucas, no intuito de garantir o direito fundamental à educação e minimizar o impacto no calendário acadêmico, mantendo a qualidade de formação, imediatamente sistematizou aulas teóricas remotas mediadas por tecnologia de informação e comunicação enquanto durar a pandemia, conforme respalda a Portaria nº 343 de 17/03/2020. A modalidade do curso não mudou, continua sendo presencial, contudo, temporariamente enquanto durar a pandemia, adotou-se outra metodologia para as aulas teóricas. Para tanto, houve treinamento intensivo com os professores nos dias 17 a 20/03/20, período que também serviu para que os alunos organizassem suas rotinas domiciliares para que pudessem acompanhar as aulas remotas no mesmo horário de matrícula. Outra medida foi a distribuição prévia de informes e guias de orientação a alunos, professores e toda a comunidade acadêmica sobre o método de ensino/aprendizagem e usabilidade dos recursos tecnológicos adotados.

Sobre as disciplinas suspensas, por envolverem atividades práticas dentro e fora das dependências da instituição, esta IES garante que após o retorno das atividades presenciais, o calendário de reposição será ajustado com o objetivo de integralizar o cumprimento curricular com a devida qualidade de aprendizagem. Reforçamos que, para o momento, as atividades remotas estão limitadas às aulas teóricas das disciplinas, enquanto as aulas presenciais não retornam.

Entendemos que o Conselho Federal de Psicologia é uma autarquia que orienta suas ações em prol da garantia do ensino de qualidade na formação do futuro egresso em Psicologia, bem como o orienta e fiscaliza na prática profissional. No entanto, é importante esclarecer que as todas as atividades que envolvem a rotina de uma IES são regulamentadas exclusivamente pelo Ministério da Educação (MEC) e que o São Lucas Educacional atende integralmente as leis educacionais vigentes.

Estamos nos empenhando em manter a qualidade e planejamento do nosso trabalho durante esse momento de crise, cientes das dificuldades e nos organizando para suprir as falhas que estão surgindo. Nesse sentido, contamos com a colaboração de todos para que juntos consigamos superar da melhor forma esse período e retornar o mais brevemente à nossa rotina presencial.

Coordenação do Curso de Psicologia

Centro Universitário São Lucas

Vamos Conversar?