Carregando...

Liga Acadêmica promove Curso de Paramentação e Instrumentação Cirúrgica para acadêmicos de medicina

Início Notícia

Os acadêmicos do curso de Medicina do Centro Universitário São Lucas, participaram do Curso de Paramentaçãoe Instrumentação Cirúrgica no último dia 08 de outubro. O curso foi promovido pela Liga Acadêmica de Pneumologia e Cirurgia Torácica de Porto Velho (LAPCITO).

A atividade foi ministrada pelo Profe. Me Lucas Bertolin, graduado em medicina pelas Faculdades Integradas Aparício Carvalho-FIMCA a convite da presidente da Liga, Aline Guimarães.

O objetivo dessa aula consistiu-se em instruir os acadêmicos das técnicas de Paramentação e Instrumentação Cirúrgica a fim de capacitá-los para as posteriores atividades práticas da Liga, bem como contribuir para formação profissional dos mesmos.

A atividade contou com 2 etapas distintas, dividas em uma breve introdução teórica sobre os conceitos de assepsia e antissepsia, conceitos básicos de paramentação e instrumentação, etapas do processo cirúrgico e importância desses conhecimentos para prática profissional.

No segundo momento do curso o professor ministrante realizou a demonstração prática da técnica correta de degermação, vestimenta de capote cirúrgico, calçamento de luva estéril e retirada de todos os equipamentos utilizados.

Foram apresentados os instrumentos utilizados na Cirurgia Geral e suas nomenclaturas, assim como a demonstração da montagem de uma mesa cirúrgica. Após os conhecimentos adquiridos os membros da liga tiveram um momento de prática supervisionada pelo professor ministrante.

Para Izabel Bárbara Barcelos, acadêmica do 5º período do curso de Medicina do Centro Universitário São Lucas e Diretora de Ensino da Liga Acadêmica de Pneumologia e Cirurgia Torácica de Porto Velho (LAPCITO), a participação no curso auxilia principalmente no desempenho deste tipo de atividade após a formação, oferecendo ao acadêmico mais segurança para atuação prática.

Vamos Conversar?