Blitz Educativa promove ação de consumo consciente

Início Notícia

Os colaboradores do Centro Universitário São Lucas participaram no dia 15 de outubro da ação Blitz Educativa, organizada pela Sala Verde com a Coordenadora Lorena Dantas de Lima em conjunto com os Anjos da Enfermagem e membros da Cipa.

O objetivo de Informar e sensibilizar o colaborador e docente do UniSL, sobre o Dia  em alusão ao Consumo Consciente, comemorado em 15 de outubro e a importância de ser um consumidor consciente.

A data, instituída pelo Ministério do Meio Ambiente em 2009, tem o intuito de sensibilizar os brasileiros sobre os impactos do processo de produção e do consumo no meio ambiente e na sociedade.

Na oportunidade, foi lançada para os colaboradores e docentes a campanha Adote uma Caneca que está inserida no Programa de Sustentabilidade UniSL de modo a perceberem que podem atuar como agentes transformadores e multiplicadores da causa.

Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, atualmente a humanidade consome 30% mais recursos naturais do que a capacidade de renovação da Terra. Se os padrões de consumo não mudarem rapidamente, em menos de 50 anos, serão necessários dois planetas Terra para suprir a demanda de água, energia e alimento.

Para a coordenadora da Sala Verde, Lorena Dantas ser um consumidor consciente é escolher cuidadosamente os produtos nas compras e tornar pequenas ações em hábitos, como por exemplo, optar por embalagens recicláveis, descartar corretamente o lixo, não jogar resíduos no chão, não comprar de marcas denunciadas por trabalho escravo e pesquisar sobre os princípios e ações de empresas.

“Um dos aspectos mais importantes é falar sobre essa mudança de hábito para outras pessoas. Desta forma, ao promover o consumo consciente, o cidadão se torna um agente transformador, que impacta positivamente a sociedade, a economia e o meio ambiente”, destacou.