Carregando...

Fisioterapia realiza I Simpósio Multidisciplinar e III Mostra de Trabalhos Científicos

Início Notícia

O Centro Universitário São Lucas, por meio da Coordenação do curso de Fisioterapia, realizou no dia 8, deste mês, na Unidade I, o I Simpósio multidisciplinar do curso e a III Mostra de trabalhos científicos.

Entre os objetivos das atividades, destaca-se o de promover atividades de extensão para os alunos do curso de fisioterapia voltadas para a atuação profissional em junção à Mostra Científica, possibilitando exposição dos trabalhos científicos realizados, aumentando a vivência de pesquisa dos acadêmicos.

Durante o dia de atividades, foram abordados os seguintes temas: lesões no esporte, campo de atuação e eficácia da ozonioterapia, ventilação mecânica em pacientes acometidos com Acidente Vascular Cerebral, fisioterapia oncológica, gyrontonic: princípios de prática, ginástica holística e mostra cientifica.

Em relação às lesões no esporte, quem ministrou o tema foi o Dr. Andervan Aguiar de Lima no qual abordou os aspectos básicos da biomecânica durante a corrida, e evidências na fisioterapia de tratamentos que colaboram no desempenho de corredores de forma que diminua a sobrecarga articular e reduza a dor muscular. Já no campo de atuação e eficácia da Ozônioterapia a Dra. Catiane Magalhães de Oliveira fez uma apresentação da ozonioterapia, mostrando um pouco do mecanismo de ação, possibilidades terapêuticas e a eficácia em diversas patologias.

Para falar sobre Ventilação Mecânica no trauma, foi convidada a Dra. Luciana Gusmão Medeiros que trouxe uma discussão sobre a atenção fisioterapêutica no ambiente de urgência. Foi ministrado sobre tipos de Insuficiência respiratória, modos e parâmetros ventilatórios e casos clínicos para contextualizar os alunos ao ambiente.

Em relação a Ginástica Holística uma abordagem terapêutica e preventiva a profa. Dra. Afrodite Oliveira Azevedo Portela abordou o método de trabalho corporal conhecido como ginástica Holística, que atua a nível preventivo, terapêutico, pedagógico de forma que o indivíduo desenvolve suas capacidades perceptivas, sensoriais e motoras trazendo um corpo mais organizado no movimento e com consciência corporal.

Também a Dra. Camilla de Oliveira Araújo Vasques em seus apontamentos sobre Fisioterapia Oncológica apresentou a fisiopatologia do câncer, os principais tipos e a grande e crescente incidência na população mundial. Também foi abordado sobre a importância do fisioterapeuta no cuidado e reabilitação desses pacientes.

Por fim, a Dra. Elenir Guizone Lima, fez uma apresentação ao método Gyrotonic, que é pouco conhecido, porém de grande valia para os profissionais atuantes na área. A técnica envolve movimentos amplos, e tridimensionais, associados a respiração, com o intuito de melhorar a mobilidade e força muscular global. No encerramento, houve participação do grupo da fisioterapia “Dois passos pra lá, dois passos pra cá”.

Vamos Conversar?