Carregando...

Docente dos cursos de Engenharia tem obra publicada na Universidade de Oxford

Início Notícia

A professora dos cursos de Engenharias Elétrica, Civil e de Produção do Centro Universitário São Lucas, Profa. Dra. Juliana Cougo, publicou nesta semana (7/9), o artigo “Morphometric analysis of brightest cluster galaxies” (Análise morfométrica dos aglomerados de galáxias mais brilhantes, na tradução livre), na Universidade de Oxford. 

Juliana Cougo que é Doutora em Astrofísica Extragaláctica concentra em sua área de pesquisa, a formação e a evolução das galáxias mais brilhantes dos aglomerados de galáxias. O artigo publicado em Oxford, que faz parte de sua tese de doutorado, também foi publicado na Revista de Astronomia – de artigos científicos internacionais Qualis A1. 

A obra refere-se a respeito de várias técnicas não paramétricas computacionais (algoritmos), que analisam vários aspectos das galáxias tais como, taxa de evolução estelar, gás, metalicidade, massa e o mais importante que são os parâmetros morfométricos do sistema CASGM (concentração, assimetria, suavidade, Gini e momento de luz). 

Para a docente Astrofísica, a obra é especialmente importante, por se tratar de seu pioneirismo para a ciência. 

“Esse trabalho é importantíssimo na área de formação e evolução de galáxias. Primeiro porque é o pioneiro nessa metodologia, ninguém mais publicou algo sobre o mesmo método de análise e segundo que estudar essas galáxias pode nos levar a um caminho de entender como o aglomerado evoluiu e até mesmo como o próprio universo evolui e quem sabe até como iniciou, pois, esse é o sonho de todo astrofísico”.

A obra, neste momento, encontra-se disponível aqui (https://url.gratis/SlDwu) e é gratuita.

Vamos Conversar?