Carregando...

Curso de Odontologia do São Lucas realiza I Fórum Clínico Odontológico

Início Notícia

No dia 02 de junho o curso de Odontologia do São Lucas Educacional realizou I Fórum Clínico Odontológico. A atividade voltada para alunos do 5º ao 8º período, foi ministrada pelo Professor Me. Gustav Guimarães e contou com apoio da Coordenação do Curso de Odontologia, além de Comissão Organizadora do Evento composta pela professora Maria Gomide Guimarães e a coordenadora do curso Profa. Flávia Gabriel Rosa

O objetivo do evento foi analisar e debater de maneira multidisciplinar, um caso clínico proposto, visando possibilitar o contato entre especialistas de diferentes áreas de atuação na odontologia, além de estimular a troca de experiências entre os discentes, promovendo o enriquecimento científico dos acadêmicos.

O tema escolhido foi um caso relativo à um atendimento realizado no Centro de Odontologia, onde na ocasião, alunos e professores debateram sobre planejamento integrado com abordagem multidisciplinar. Após este momento foi dado início às discussões sobre o caso, de modo que, as dúvidas apresentadas pelos alunos fossem sanadas e os mesmos recebessem orientações para o tratamento correto sobre a situação apresentada.

Durante o Fórum, foi explicado que somente após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), pelo paciente que teve seu caso apresentado, seria feita a análise das imagens clínicas e radiográficas e posteriormente a resolução.

De acordo com o professor doutor, Gustav Guimarães essa atividade é uma ferramenta de extrema importância tanto para o São Lucas, quanto para os alunos e a comunidade em geral.

“Essa atividade contribui para a formação acadêmica dos nossos alunos, pois acompanharam de perto o planejamento do caso clínico real apresentado, observando as considerações dos professores convidados por meio das perguntas realizadas pelos acadêmicos”, complementou.

O acadêmico do 7 º período de odontologia, Gladiston Willian Lobo Rodrigues, descreveu o Fórum como uma experiência positiva em sua vida acadêmica, levando em consideração a metodologia a aplicada.

“O fórum clínico foi uma experiência incrível, pois nos remete ao exercício do trabalho, onde os profissionais de saúde têm que estar preparados para abordar os pacientes com um olhar que envolve diversas dimensões complementares biológica, psicológica, social, cultural e ética, além da multidisciplinaridade. O fórum cumpriu com louvor essa proposta. O que achei mais importante foi a preocupação com a dimensão humana do paciente olhando-o como um todo”, finalizou.

Vamos Conversar?