Carregando...

Coordenadora de Arquitetura e Urbanismo participa do Encontro da Rede de Professores Universitários pelas Ruas Completas

Início Notícia

No dia 8 de maio, o curso de Arquitetura e Urbanismo do São Lucas marcou presença no Encontro da Rede de Professores Universitários pelas Ruas Completas, realizado pela WRI Brasil em parceria com a Frente Nacional de Prefeitos (FPN) em São Paulo (SP). A Coordenadora do curso, Professora Ma. Luciana Ramalhão participou da atividade que visa engajar professores de todas as regiões do país para a troca de experiências, referências e boas práticas.

Além da troca de experiências entre os docentes, o Encontro tem o objetivo de trocar discutir as expectativas em relação a formação da rede de Professores pelas Ruas Completas. Na região norte, existem 5 representantes da Rede, entre eles a professora Luciana Ramalhão, o professor Adecarlo Fonzar, membro do corpo docente do São Lucas Educacional.

O conceito de Ruas Completas que prevê que as ruas, e consequentemente, as próprias cidades, sejam projetadas para acomodar todos os tipos de usuário com conforto e segurança. Um dos pontos discutidos pela Rede de Professores, foi como disseminar o conceito de Ruas Completas no meio acadêmico e integrá-lo na formação dos futuros profissionais do planejamento urbano, como os arquitetos e urbanistas.

Os professores participantes trocaram experiências, referências e boas práticas sobre o tema e discutiram os desafios que cada região do país apresenta, com cidades de escala e diferentes portes, cada uma com sua especificidade. Durante o evento, também foram discutidos como para integrar o conceito de Ruas Completas na grade curricular das universidades e os possíveis caminhos para isso. Ao longo deste ano, a rede de professores e a WRI organizarão uma série de seminários online sobre o tema.

Para a Coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Profa, Ma. Luciana Ramalhão, destaca a importância da participação do São Lucas neste evento.

“É uma grande oportunidade para integrar o conceito de Ruas Completas na formação dos nossos alunos, que sairão mais conscientes e capazes de planejar e desenvolver projetos que promovam a qualidade dos nossos espaços públicos e consequentemente melhore a vida das pessoas. Acredito que esse seja um diferencial do curso de Arquitetura do São Lucas Educacional, que está sempre buscando e se atualizado nos projetos nacionais, principalmente os de grande impacto social”, concluiu a Coordenadora.

Vamos Conversar?