Carregando...

Coordenação de Odontologia lança projeto Banco de Instrumentais Odontológicos

Início Notícia

Com a presença de professores e acadêmicos, a coordenação do curso de Odontologia, lançou na sexta-feira (09/08), o projeto Banco de Instrumentais Odontológicos (BIOS) do Centro Universitário São Lucas, com o objetivo de ajudar alunos que não possuem recursos financeiros para a aquisição dos instrumentos.

Segundo a coordenadora do curso, professora Iracema Correa do Amaral, o projeto é a realização de um sonho antigo que surgiu após observar juntamente com os professores que muitos alunos desistiam do curso pela dificuldade financeira em adquirir os instrumentais, apesar da coordenação já fazer empréstimos para alguns acadêmicos necessitados.

Ela explica ainda, que a instituição buscará parceria com empresas e profissionais que já atuam na área como cirurgiões dentistas, egressos e empresários para a aquisição de imateriais de usos permanentes e insumos como gesso material de moldagens, resinas, algodão, gazes tudo aquilo que é utilizado para o aprendizado do acadêmico.

“Hoje estamos concretizando o sonho desse projeto para empréstimos de instrumentais e insumos para atender um maior número de acadêmicos e com isso não abandonem o curso por falta dos equipamentos. Também é uma maneira da instituição ajudar o acadêmico a concluir o curso”, comemora a coordenadora.

De acordo com a professora Flavia Rosa, coordenadora da Clínica Odontológica, o projeto atenderá acadêmicos do 3º ao 8º período que participam de programas do Prouni, Fiés, bolsistas, com boas notas e presença em sala, que comprovem não ter condição de adquirir os instrumentos. “O empréstimo será feito semestralmente de acordo com o desempenho do aluno durante o semestre para continuar com no programa”, afirma a professora.

As acadêmicas do 2º período, Victória e Bruna aprovaram a iniciativa e contam que ajudará não somente elas, mas muitos alunos. “Com o projeto o aluno terá subsídio para chegar até o final do curso, ou seja, que o sonho dele se realize e não tenha que abandonar o curso por falta de recursos”, comenta Victória.

“Estou aliviada em saber da realização desse projeto, porque estou no segundo período e não tenho condições de adquirir os instrumentais para o próximo semestre sem a ajuda da instituição”, acrescenta Bruna.

Judson Brasil está 6º período, ele enfatiza que o projeto vai diminuir a evasão de acadêmicos que necessitam dessa ajuda por não ter condições financeiras.  “Eu vejo esse projeto como um marco de avanço para a odontologia do UniSL porque é a única instituição que tem esse projeto em Rondônia e isso faz com que os alunos se sintam acolhidos e valorizados pela instituição”, pontua.

Emerson Machado acabou de concluir o curso e diz que enfrentou muitas dificuldades financeiras. “Sabemos das dificuldades para adquirir os materiais, por isso parabenizo a toda equipe da coordenação de odontologia por esse projeto valioso que vem contribuir para a realização de sonhos”, completou.

Vamos Conversar?