Carregando...

Aulas remotas para atender ao contingenciamento da Covid-19

Início Notícia

O São Lucas, em conformidade com as recomendações e posicionamentos dos órgãos oficiais de saúde  e educação (Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde, Ministério da Educação e Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia), vem estabelecendo estratégias para o enfrentamento ao novo Coronavírus (COVID19): um comitê de enfrentamento foi criado; diretrizes foram dispostas e divulgadas; aulas teóricas presenciais e outras estratégias educacionais foram organizadas para garantir a qualidade da oferta, assim como a continuidade do cronograma das atividades e cumprimento do semestre letivo.

Em 17/03/2020 recebemos o Decreto Estadual n° 24.871, revogado pelo Decreto nº 24.887 de 20/03/2020, que determina no Art 8º “Ficam suspensas pelo prazo de 15 (quinze) dias, a contar de 17 de março de 2020, podendo ser prorrogadas por iguais períodos, as atividades educacionais em todas as instituições das redes de ensino pública e privada”. O São Lucas imediatamente acatou as medidas determinadas e suspendeu suas atividades presenciais por 15 dias.

Com a suspensão das aulas presenciais, a equipe acadêmica do São Lucas organizou imediatamente a sistematização das aulas remotas, de acordo com a Portaria nº 343, de 17/03/2020, que dispõe sobre a oferta de aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus – COVID-19.

Os professores de todos os cursos entenderam que a formação profissional de seus alunos não pode parar, sendo preciso que haja os esforços de todos os alunos também. Para isto, a semana compreendida entre os dias 17 a 21 de março serviu para a organização das aulas de forma remota, mediadas pela tecnologia, que acontecerão a partir de 23 de março.

Entendemos que em razão do afastamento social, a rotina de estudo também se alterou, por isso, primamos para que as atividades se concentrem no horário normal de aula, ficando contudo, disponíveis por um período mais amplo ao longo das semanas.

Com estas medidas, estamos garantindo o direito fundamental à educação. Os cursos continuam sendo presenciais, não houve mudança de modalidade. Contudo, temporariamente, para garantir esse direito, as aulas se apresentam em outra metodologia, sendo oferecidas de forma remota, com uso de meios de tecnologias de informação e comunicação.

O São Lucas está buscando nestes dias tão complexos para a humanidade que a Educação seja um refúgio e uma esperança para o futuro. Precisamos agora colocar em prática o “aprender, desaprender e reaprender”. Ao final de toda essa situação extrairemos o aprendizado com a resiliência, persistência e determinação que precisamos juntos para sermos a diferença que nossa nação necessita.

Vamos Conversar?