Carregando...

Alunos e Colaboradores recebem certificação de Curso Básico em Libras

Início Notícia

No último sábado, 29, os alunos e colaboradores do Centro Universitário São Lucas participaram do encerramento do Curso Básico em Libras. O curso aconteceu durante o mês de setembro e foi coordenado pela Profa. Audelina Vasquez Borba Rabelo, especialista em tradução e interpretação em libras e ministrado pelo Prof. Thiago Ueti Pequeno, deficiente auditivo.

O objetivo do curso era divulgar a língua, principalmente porque no dia 26 de setembro comemora-se o dia nacional do surdo. A promoção da língua de sinais dentro do centro acadêmico é importante tanto para formação profissional dos alunos, quando para os colaboradores do centro de universitário.

A iniciativa partiu de uma necessidade institucional, em que acadêmicos e colaboradores estão inseridos em um cenário onde o público possui essa peculiaridade e acabam tendo certa dificuldade para se comunicar.  Prova disso é que a maioria dos cursistas são funcionários da Instituição.

Os alunos da disciplina se mostraram empolgados durante todo o processo e uma nova turma é cogitada para iniciar em breve.

O Profe. Thiago Ueti é surdo e nativo da língua, o que aumenta o interesse e atenção dos alunos mais do que um professor ouvinte. Desta maneira também acontece a divulgação do profissional surdo, mostrando que ele também é capaz.

Segundo a Profa. Audelina, além de facilitar a comunicação, outro ponto importante a ser destacado é que o curso deixa as portas abertas dentro do contexto acadêmico para as pessoas surdas e para a língua de sinais.

“Como centro de ensino devemos exercer nosso papel social. Hoje a procura por interpretes é muito alta e não há no mercado profissionais capacitados e qualificados para contratação”, concluiu.

Vamos Conversar?