Alunos do UniSL Participam de Ação em Alusão ao Outubro Rosa

Início Notícia

Os acadêmicos de Enfermagem do 9º período e do Estágio Supervisionado I desenvolveram no dia 05 de outubro, no Centro Universitário São Lucas, uma Ação em Alusão ao Outubro Rosa. A atividade é desenvolvida junto a Profa. Itamires Lais Coimbra da Silva e tem intuito educacional e avaliativo com foco na comunidade acadêmica.

O objetivo do evento foi levar informações e orientações sobre os aspectos ligados à prevenção ao Câncer de Mama e Câncer do Colo do Útero, principais temas abordados pelo outubro Rosa em todo Brasil.

As atividades propostas pela Ação incluíram informações de saúde focadas no controle do Câncer de Mama, demonstrando a maneira correta de proceder com o autoexame e esclarecimentos relativos à coleta do preventivo, como os critérios para realização do procedimento e palestras de orientação individual.

Segundo a Professora Itamires, o momento foi uma oportunidade para também divulgar das atividades realizadas pelo Centro de Atenção à Mulher (CEAM), Clinica de Enfermagem do UniSL, onde são realizados serviços como coleta de preventivo e exames clínicos das mamas. A docente destaca que a comunidade acadêmica é bem receptiva as ações de prevenção e que já puderam auxiliar em muitos casos clínicos.

“Já pudemos auxiliar em casos em que foram descobertas lesões precursoras, que ainda figuram câncer, mas que se não tratadas podem levar a doença. Quanto às ações educativas, podemos observar que elas surtem um efeito muito grande, pois é por meio de pequenas coisas expostas em uma simples conversa, que vai levar informações que muitas vezes eles desconhecem”, concluiu.

Os agendamentos no CEAM para comunidade geral e acadêmica são realizados todos os dias a partir das 17 horas.  O atendimento é gratuito.