Alunos do São Lucas participam do Trote Solidário

Início Notícia

Os alunos do Grupo Educacional São Lucas participaram no último dia 30 de março de mais uma edição do Trote Solidário. A atividade desenvolvida pela Coordenação de Extensão, Cultura e Esportes (COEX), levou cerca de 320 alunos aos domicílios dos bairros Areal e Mato Grosso, para orientação e aplicação métodos para prevenir as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti e além de promover a integração entre os acadêmicos.

A ação envolveu alunos e professores de todos os cursos da Instituição com o objetivo de levar educação e saúde aos domicílios no entorno das unidades do São Lucas, visando a eliminação de focos do mosquito e orientando a população quanto aos cuidados para manutenção do espaço livre de contaminação.

Durante todo o mês de março, os estudantes se subdividiram em grupos como preparação para a atividade, onde receberam treinamentos, orientações para atuar junto aos domicílios e as técnicas de abordagem e prevenção ao foco do mosquito.

Este ano, a ação abrangeu os moradores do bairro Mato Grosso, entorno da Unidade II do São Lucas. Um dos diferencias além da abrangência, foi a quantidade de criadouros removidos pelos estudantes.

A atividade também contou com o apoio de representações municipais como o biólogo Edson Neves da Cruz, representante da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA) e Adirleide Dias dos Santos, representante da Secretaria Municipal de Saúde (SEMA).

Para o aluno Simplício Pereira da Silva Neto do 3º período de Biomedicina, o Trote Solidário é uma oportunidade de mostrar para calouros as ações sociais realizadas pela São Lucas e também uma forma de pedir a colaboração da comunidade no combate ao mosquito.

Para a dona de casa Margarida Silva, moradora no bairro Mato Grosso, a parte mais difícil no combate ao mosquito, são os maus hábitos que própria população tem.

“Fazer a nossa parte nessa luta é essencial. As pessoas adoecem por simplesmente não virar um copo de água suja parada”, destacou.

Segundo a Coordenadora do COEX, Professora Maricélia Cantanhêde, o movimento gerado por esta ação reflete de maneira positiva na comunidade.

“A comunidade atendida agradece e reconhece a importância de se realizar uma atividade desse porte, pois como relatam, muitos até sabem sobre a dengue, mas não se atentam que o perigo de transmissão e proliferação do mosquito pode acontecer no seu próprio quintal”, concluiu.