Carregando...
No dia 12 de março os alunos do 2º ao 10º período de Medicina do São Lucas participarem de aula aberta sobre Diagnóstico precoce dos tumores na Infância. A atividade foi ministrada pela Professora Amanda Soares, formada em medicina pela Universidade Federal do Acre e com especialização em Residência de Cancerologia Pediátrica pela Unifesp/IOP/GRAACC.
A aula aberta realizada pela Liga Acadêmica de Oncologia Pediátrica (LAOP) teve o objetivo de proporcionar aos alunos de medicina, maior conhecimento na área e visou ressaltar a importância de reconhecer os sinais e sintomas sugestivos de neoplasia na infância, uma vez que não é um assunto trabalhado durante a formação médica.
Segundo a Presidente da LAOP e acadêmica do 8º período de medicina, Ana Carla Morong, esse tipo atividade proporciona uma forma dinâmica e descontraída da formação do raciocínio clínico a respeito do tema e ressaltou que durante a aula, a professora compartilhou várias experiências e tirou dúvidas dos alunos. Além de expor o assunto de maneira leve, sempre ressaltando o que é de extrema importância e o que não deve ser esquecido.
“O diagnóstico precoce de câncer infantil é um assunto muito importante e que deve ser enfatizado na formação médica, em principal, reconhecer os sintomas, solicitar exames e encaminhar o paciente. Se todos os médicos soubessem disso, sem dúvida, o número de mortes infantis por câncer seria reduzido”, destacou