Carregando...

Alunos de Psicologia do São Lucas realizam Ação Solidária

Início Notícia

Os alunos do curso de psicologia do Grupo Educacional São Lucas realizaram neste sábado, 16 de março, uma ação solidária na Instituição Lar de Eurípedes Barsanulfo, no Bairro Ronaldo Aragão. Será realizada a entrega dessas doações e materiais escolares para as crianças da comunidade.

O Psicosolidário com é conhecido, tem o objetivo de unir acadêmicos calouros e veteranos do curso de Psicologia com o intuito de devolver as comunidades, o aprendizado e ajudá-los conforme a necessidade.  Além de trabalhar com grupos da sociedade como idosos, crianças, mulheres, indígenas, lgbtq e outros, o Psicosolidário visa envolver os alunos em ações de contato coma sociedade. Esta por sua vez, é também uma forma de incentivar o “trote” solidário e conscientizar os acadêmicos sobre o trote violento, atualmente considerado como crime.

A Instituição Lar de Eurípedes Barsanulfo, atende crianças carentes da região. Durante os meses de fevereiro e março foi realizada uma campanha de arrecadação de materiais escolares, encabeçada pelos alunos da equipe de extensão do curso de Psicologia. A entrega dessas doações auxiliará a instituição a dar suporte as muitas crianças que atualmente não possuem materiais básicos escolares para o ano letivo.

A aluna do 3º período de Psicologia, Miriã Ortiz Passos de Andrade e membro da Equipe de Extensão do São Lucas, destacou a importância desta atividade semestral para os calouros do curso. A previsão é a de que no próximo semestre, o público de atuação seja voltado para mulheres.

“Envolvemos envolvendo os calouros, mostrando que o trote pode ser solidário, algo que o São Lucas já ensina, mas para ser psicólogo, tem que haver esse contato com as comunidades. Por isso é tão importante que desde cedo buscarmos inseri-los nestes contextos e com públicos distintos a cada edição”.

Para Isadora Ferrugem, aluna do 7º período de Psicologia, este é um momento de adaptação e envolvimento.

“Estamos no processo de adaptação e começando a fazer parte mais ativamente de atividades sociais.  Para nós, ter esse contato mais próximo com essas ações e com as comunidades é algo muito positivo.

De acordo o professor Me. Tiago Moura Siena, a ideia surgiu no segundo semestre de 2018, onde alunos do curso de Psicologia mobilizaram a arrecadação de materiais de higiene para a Casa do Ancião e uma visita foi realizada para entrega do material arrecadado. O projeto deu tão certo que animou os alunos de extensão a consolidarem a atividade como uma ação padrão para todo início de semestre.

“ Estamos na segunda edição desta ação e a sua importância para a comunidade acadêmica é a de estimular o comportamento solidário dos alunos do curso de Psicologia, e atender às comunidades que não são tão vistas pela sociedade”, completou.

O Lar Espirita de Eurípedes Barsanulfo, atende em torno de 30 crianças há 3 anos, com atividades de acompanhamento familiar e pedagógico. Atualmente a Instituição recebe doações para manter o funcionamento de suas atividades.

O responsável pelo Lar, José Andrade Júnior destaca que as atividades desenvolvidas são conciliadas com os estudos bíblicos e os princípios do espiritismo.

“O dia de hoje foi maravilhoso e toda ajuda é sempre muito bem–vinda. Temos poucos colaboradores e muitas crianças, mas estamos sempre de portas abertas, para receber todo e qualquer tipo de ajuda. O trabalho de recreação realizado em parceria com o São Lucas, deixou a nós e as nossas crianças muito felizes.

Para realizar doações ao Lar Espirita de Eurípedes Barsanulfo, entre em contato pela fanpage da Instituição neste link https://bit.ly/2O7FImY .

Vamos Conversar?