Carregando...

Alunos de Biomedicina São Lucas realizam ações pelo Dia Mundial da Saúde

Início Notícia

Nos dias 08 e 15 de abril, alunos do curso de Biomedicina do São Lucas realizaram ações preventivas nas unidades I e II da Instituição em alusão ao Dia Mundial da Saúde. A atividade faz parte das atividades desenvolvidas pela Coordenação de Cultura, Esportes e Extensão (Coex) e o Curso de Biomedicina em parceria com a Agência de Vigilância em Saúde (Agevisa).

As ações foram realizadas com os acadêmicos e colaboradores do São Lucas com o objetivo de propor por meio de avaliações rápidas, a melhor prevenção da Saúde no meio acadêmico e coorporativo. Foram realizados testes rápidos de Dsts (Sífilis, HIV e Hepatite B e C), Glicemia e tipagem sanguínea, além de orientações para prevenção e melhoria da saúde.

O dia Mundial da Saúde é celebrado no dia 07 de abril com o objetivo de conscientizar toda a população do mundo ao respeito dos vários aspectos que envolvem a saúde.

A atividade de Extensão do Curso de Biomedicina foi realizada em parceria com a Agevisa, que fornecem os testes rápidos. Os dados obtidos na ação, são usados para alimentar a plataforma de monitoramento governamental, sendo classificados como públicos.

Por se tratar de testes rápidos, os pacientes recebem os resultados na hora, bem como em casos de alterações significativas, são encaminhados para os centros de apoio ou médicos especialistas, a fim de realizarem exames mais sensíveis e confirmarem os resultados.

Para professora Marlei Novaes, ministrante da atividade, os alunos passam por um treinamento específico na Instituição, junto a Professora de maneira a aprenderem na prática este tipo de atividade, principalmente aos pontos relacionados a abordagem do paciente nos casos em que os resultados sejam positivos para alguma enfermidade, pois esta é a rotina do profissional e os mesmos devem lidar com todos os tipos de situações. A professora também destaca importância desta ação para os envolvidos.

“Para os colaboradores é ter o cuidado e abrir a visão para sinais que devem ser levados em consideração ao cuidar da saúde. Para os acadêmicos é a prática de atendimento e a vivência junto ao paciente. Alguns alunos não tem a dimensão da extensão das atividades do Biomédico e esta é uma oportunidade de conhecer e interagir com a profissão”, concluiu a professora.

Vamos Conversar?