Carregando...

Ações da CPA

Início Notícia

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Centro Universitário São Lucas, tomou posse no dia 29 de agosto de 2019. Desde então vem realizando ações de auto avaliação envolvendo os cenários da modalidade presencial e EAD. 

A CPA em Porto Velho, é composta por oito membros, tendo como Presidente da Comissão a Profa. Aline Ramalho Dias de Souza, dois representantes docentes, Profa. Natália Neves e Profa. Letícia Viviane Cury, dois representantes técnicos administrativos, Deivid Barros e Marivanda Conceição, dois representantes discentes, Alexandre de Araújo e Mazilda Souza e uma representante da comunidade civil, Andréia Rocha.

Já a CPA da Faculdade São Lucas, Campi II, em Porto Velho, é composta pelos seguintes membros, Prof. Ana Claudia Barroso (Presidente da CPA), Prof. Julismar da Silva Pedon (representante docente); Paulo Robson Batista de Sousa  (representante técnico administrativo); Jiovana Mendes e Nicole Nogueira da Silva (representantes discentes) e Raildo Paschoal Costa (representante da sociedade civil).

A perspectiva para o novo triênio dessa CPA, é de mudanças significativas em relação aos papéis exercidos frente ao Ministério da Educação e consequentemente quanto as suas ações internas. Dessa forma, espera-se o engajamento, participação ativa e colaborativa de todos os membros o que foi alcançado com êxito já no atual semestre de atuação da CPA.

O objetivo da Comissão Própria de Avaliação (CPA), tem como atribuições a condução dos processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas por Órgãos Superiores, possibilitando uma cultura de avaliação reflexiva, sistemática e contínua, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES), considerando as diferentes dimensões institucionais.

A CPA realizou ações no semestre 2019.2 dentre as quais destacam-se: a realização de 16 grupos focais entre o período de 10/10 a 20/11, envolvendo os cursos do UniSL e da FSL, Porto Velho, entre os cursos presenciais e EaD. A técnica de pesquisa consiste em uma abordagem qualitativa diante de um brainstorming mediado por um coordenador de curso, com o propósito de ouvir alunos de uma forma mais aproximada e profunda quanto aos pontos positivos e fragilidades do curso. A CPA participou ativamente com a participação de um membro em cada grupo focal realizado. O produto do grupo focal foi um relatório elaborado pelo coordenador mediador e com considerações do membro da CPA participante. A devolutiva do grupo focal realizado, com respostas dos coordenadores de curso e diretoria de ensino, aos pontos levantados, é objeto de ação previsto no plano de ação da CPA para o primeiro semestre de 2020.

Quanto a auto avaliação institucional anual, foi realizada entre novembro e dezembro, coletando a percepção de toda a comunidade acadêmica. Os membros da CPA realizaram a sensibilização de toda a comunidade, por meio da divulgação da campanha realizada estimulando a todos a responderem o questionário de auto avaliação.

E por fim, finalizando o semestre, em ocorreu a reunião de encerramento das atividades do semestre 2019.2, no dia 09/12, onde a CPA se reuniu para uma retrospectiva quanto as ações realizadas em seu primeiro semestre de atuação, e também, apresentação dos resultados em números da auto avaliação realizada. A reunião contou com a participação da Secretária de Avaliação Institucional (SAVI) do São Lucas, onde a prof. Sara Luíze Oliveira Duarte finalizou a fala compartilhando reflexões sobre o que podemos esperar da CPA no próximo ano. Ao final, foi proposto uma espécie de São Lucas Play, para integrar os membros numa dinâmica de teste de conhecimento. Na ocasião, a presidente da CPA, profa. Aline Souza e profa. Ana Cláudia Barroso, ressaltou a importância da realização do Relatório Anual de Auto Avaliação 2020, ano referência 2019, a ser enviado ao Ministério da Educação no mês de março/2020, a ser realizado de forma colaborativa por todos os membros da CPA, conforme estabelece regulamento.

Vamos Conversar?