Acadêmicos São Lucas participam de palestra sobre Administração Pública com ênfase em Licitações e Contratos

Início Notícia

O Centro Universitário São Lucas, por meio da coordenação do curso de Administração, apresentou para os acadêmicos, nos dias 9 e 23 de novembro, o curso “Administração Pública com ênfase em Licitações e Contratos”, ministrado pelo Prof. Ânderson de Araújo Neves, que abordou essa e outras temáticas relativas ao tema.

O curso de extensão em administração pública buscou atender solicitações por parte de alunos para um maior aprofundamento na gestão pública. Foram abordados os principais conceitos sobre a Administração Pública no Brasil, bem como o seu processo de evolução ao longo da história, dando ênfase especial na área de aquisições públicas, as quais são responsáveis por 15% do PIB brasileiro.

O curso foi ministrado por meio de aula expositiva com aplicação de atividades práticas individuais e em grupo. Também houve simulação de pregão eletrônico, debatidos os princípios, normas e jurisprudência e casos debatidos de modo a proporcionar ao aluno a possibilidade de extrair e difundir suas próprias conclusões acerca de licitação e dos contratos administrativos.

Também durante as atividades, o ministrante apresentou aspectos sobre a evolução da Administração Pública no Brasil; modelos de administração pública; administração patrimonialista, burocrática e gerencial; direito administrativo: conceitos e alcance; constituição federal; definição de administração pública e privada; licitação pela modalidade pregão ; sistema de registro de preços – SRP; reajuste, repactuação e revisão do contrato administrativo; contratação direta na administração pública; gestão, fiscalização e sanções administrativas em licitações e contratos; lei anticorrupção e Compliance.