Acadêmicos do UniSL participam da I Jornada Acadêmica de Saúde Coletiva

Início Notícia

Os alunos do Centro Universitário São Lucas, participaram nos dias 15 e 16 de outubro, da I Jornada Acadêmica de Saúde Coletiva, organizada pela Liga Acadêmica de Saúde Coletiva – LASCRO.

O evento contou com a participação dos acadêmicos dos cursos de medicina e enfermagem de diversos períodos e dos professores Rosa Maria Ferreira de Almeida, a Ana Gabriela Barbosa Chaves de Queiroz, presidente da Liga de Saúde Coletiva e os ligantes, Poliana Gurgel, Barbara Chagas, Bruna Soares, Lucas Braga e Álex Bruno, além da participação de representantes da Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina colaboradora – IFSMA.

O tema de debate foi à relação dos profissionais de saúde com populações negligenciadas como as pessoas privadas de liberdade, povos indígenas, ribeirinhos, quilombolas; mulheres no garimpo comunidade LGBTQI.

O Objetivo da atividade foi atingir profissionais e estudantes da área de saúde e sensibilizá-los quanto a estas populações, trazendo à comunidade acadêmica tópicos extracurriculares, mas que são essenciais para a formação de um profissional da saúde, tendo em vista que é necessário lidar com todos os grupos.

A Liga Acadêmica de Saúde Coletiva de Rondônia, fundada em 2016, tem por objetivo, com suas atividades, humanizar a saúde através da utilização dos conceitos empregados dentro da saúde coletiva, utilizando-se de atividades teóricas e de campo que fortaleçam o tripé formado por epidemiologia, ciências sociais e política de planejamento e gestão.

Para a presidente da LASCRO, Ana Gabriela Barbosa Chaves de Queiroz, ações como esta, promovem crescimento acadêmico e profissional, facilitando e desenvolvendo a relação do profissional de saúde com as populações negligenciadas.

Segundo a professora Rosa Almeida, espaços como este de discussão de temas transversais que versam sobre saúde pública são imprescindíveis para uma formação diferenciada de nossos discentes.

“A liga e os participantes estão de parabéns. Que venha a segunda Jornada”, concluiu.