Whey Cup é destaque na Feira de Gastronomia
O whey cup, um alimento pós-treino produzido com uma massa diferente, composta pelo aproveitamento integral da banana verde, é destaque na XVII Feira de Gastronomia do Curso de Nutrição da Faculdade São Lucas, que será realizada nesta quinta-feira, às 19h, no Espaço localizado próximo à Biblioteca do campus universitário. Segundo a graduanda Aliane Batista, do 5º período do curso de nutrição, a banana verde pode ajudar na redução de peso e do colesterol, além de controlar a quantidade de açúcar no sangue (glicemia). “Juntamente com frango, cenoura, espinafre, ricota e requeijão, o whey cup é uma mistura completa e cheia de nutrientes feito especialmente para os praticantes de atividades físicas”, informa a graduanda.
Aliane Batista destaca os benefícios que a banana verde pode proporcionar às pessoas que praticam atividades físicas. “A banana verde cozida mostra-se extremamente versátil, podendo ser utilizada sob a forma de farinha e de biomassa (polpa e casca cozida e processada). Tais subprodutos podem ser amplamente utilizados na culinária, graças às características de um dos seus principais componentes (amido resistente), que funciona como um excelente espessante para a preparação de doces e salgados, sem afetar a sua palatabilidade e melhorando o valor nutricional dos alimentos”, acentua.
De acordo com Aliane Batista, a banana é rica em carboidratos e energia (calorias), apresentando ainda outros nutrientes importantes como vitaminas e sais minerais. “Os carboidratos presentes na banana verde fazem parte dos carboidratos denominados de complexos, que são o amido e os polissacarídeos não amiláceos, que diferem entre si em relação às suas estruturas químicas, efeitos fisiológicos e nutricionais”, acrescenta. A graduanda informa que, em geral, os sais minerais aparecem em maior quantidade no fruto ainda verde, sendo os principais o potássio, o fósforo, o cálcio, o sódio e o magnésio, apresentando ainda ferro, manganês, iodo, cobre, alumínio e zinco.
Aliane Batista complementa informando que as principais vitaminas presentes na banana são as vitaminas A, C e complexo B (B1, B2 e niacina), e que as principais proteínas presentes são a albumina e a globulina, porém em pequenas quantidades e em relação aos aminoácidos predominam a asparagina, glutamina e histidina. “Além disso, a banana verde possui no máximo 2% de açúcares e grande quantidade de amido, que no processo de amadurecimento transforma-se quase todo em açúcares (sacarose, glicose e frutose)”, conclui.