Tratamento postural na fisioterapia pelo método RPG



Uma das técnicas mais conhecidas e procuradas para tratamento postural na fisioterapia é a Reeducação Postural Global, técnica desenvolvida na França por Philippe Emmanuel Souchard. O criador da técnica baseou-se no trabalho de Françoise Mézières, após anos de estudos de biomecânica e física. A técnica consiste em 8 posturas objetivando o ajustamento postural para reorganizar o corpo, ou seja, equilibrar os músculos que mantém a postura, e que ocasionalmente enquanto desajustadas as suas forças, causam dor. Fisioterapeutas de vários países do mundo utilizam a técnica, cuja terapia é a mais indicada para a correção das alterações posturais, com tratamento individualizado e feito por fisioterapeutas especializados, na qual se corrige deformidades na coluna vertebral, melhorando a postura e a qualidade de vida.

A terapia por RPG tem início com uma avaliação postural global, que difere da avaliação clássica das alterações posturais, onde são observadas as cadeias musculares envolvidas no processo de desarranjo, o que reflete nessas alterações posturais. Durante o tratamento há muita interação entre o fisioterapeuta e o paciente, pois o trabalho consta de muitas posturas ativas, ou seja, realizadas pelo próprio paciente, onde o fisioterapeuta auxilia o tempo todo com comando verbal, auxiliando no processo de respiração que é importantíssimo durante a terapia, e corrigindo a postura quando necessária a intervenção.

Essas posturas visam o equilíbrio do tônus muscular fazendo com que o mesmo seja frequentemente alterado dentro de uma faixa de normalidade, objetivando a melhora da postura através da mudança da imagem corporal. Com isso, há um restabelecimento da harmonia entre os músculos e, dessa forma um relaxamento que interrompe o ciclo de desenvolvimento dores e tensões. Muitas são as indicações para a utilização da técnica como dores na coluna, hérnias de disco, estética (abdome protuso), asma, bronquite, pé plano e pé cavo, alterações posturais (cifose, hiperlordose, escolioses), estresse, doenças ocupacionais (como bursite, tendinite), obesidade, após a gravidez, distúrbios musculares que envolvam a articulação temporomandibular, dentre muitos outros. O tratamento é realizado uma vez por semana ou duas, de acordo com o constatado na avaliação.

Princípios da RPG

Globalidade: Preocupação com a totalidade do corpo e intervenção em todos os compartimentos corporais ao mesmo tempo para estabelecendo relações entre esses compartimentos objetivando a correção da causa e de tudo o que não é fisiológico.

Individualidade: Análise e tratamento individualizado das manifestações, que são únicas para cada pessoa.

Causalidade: Tratamento das causas e não dos sintomas.

O resultado é sempre muito satisfatório, com movimentos mais integrados, melhora da percepção corporal, alívio de dores. Quanto mais precocemente há a intervenção na má postura, melhores serão os resultados, o que faz de extrema importância o cuidado com o corpo.

 

Professora Mestre Ana Paula Fernandes De Angelis Rubira

Coordenadora da Clínica e do Curso de Fisioterapia da Faculdade São Lucas