Trabalhos de acadêmicos do UNISL são selecionados para o I Simpósio Interdisciplinar em Saúde de Rondônia
Foram aprovados seis trabalhos científicos dos alunos do Centro Universitário São Lucas, no I Simpósio Interdisciplinar em Saúde de Rondônia. O evento é promovido pelo Instituto de Pesquisa e Educação de Rondônia - IPER e acontecerá entre os dias 7, 8 e 9 de outubro na cidade de Ji-Paraná.
O I Simpósio Interdisciplinar em Saúde visa complementar a formação acadêmica dos diferentes cursos da área da saúde, trazendo uma visão multidisciplinar para o estudante e para o profissional atual. Neste sentido, o presente evento contará com palestrantes de diferentes partes do estado, das áreas da Saúde e Biológicas.
Segundo a coordenadora do curso de Biomedicina, Profa. Flávia Serrano, uma das orientadoras dos trabalhos, a inserção dos alunos em trabalhos científicos incentiva os alunos a se tornar novos pesquisadores. “Esse simpósio é importante, pois abrange todo o estado de Rondônia. As publicações de nossos acadêmicos neste evento é uma maneira de adquirir novos conhecimentos e atualizar discussões temáticas em pauta. Essas apresentações contribuem para o envolvimento dos alunos além de envolvê-los neste momento de transformação através da pesquisa científica”, enfatizou a coordenadora.
A acadêmica Laís Bandeira irá apresentar seu trabalho referente à micologia e ressalta a surpresa em ter ser trabalho escolhido para ser apresentado no Simpósio. “Fiquei surpresa em ter meu trabalho entre os 16 melhores, isso reforça a qualidade da pesquisa e é muito gratificante”, analisou. Osmarina Barbosa de Souza também ficou orgulhosa de ter seu trabalho selecionado. “Meu trabalho ressalta a importância da introdução do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), através do sistema de informação. No levantamento de 2011 até 2014 os exames demoravam demais e as pacientes gestantes ficavam prejudicadas. Hoje os exames são liberados mais rápidos.“ avaliou a acadêmica.
Kevelin Janini Vasconcellos De Araújo teve seu trabalho de Hematologia aprovado. “O estudo é sobre as transfusões sanguíneas que não são triadas em sua totalidade e podem transmitir Hepatite B através do sangue. Eu como acadêmica fiquei muito feliz em representar o curso de Biomedicina do Centro Universitário São Lucas, é muita responsabilidade e ao mesmo tempo muito gratificante.”, afirmou.
Baseado em orientação do Professor Elton Bill, o acadêmico Rafael de Almeida Ramalho focou sua pesquisa em levantamento de casos e amostras clínicas sobre os Criptococose fungos oportunistas. De acordo com o estudante a escolha do tema foi realizada no laboratório de micologia médica do centro de pesquisa em Medicina Tropical e foi escolhido por ser uma doença pouco conhecida no estado de Rondônia.
O trabalho da acadêmica Geórgia Eduarda Fernandes levanta a importância do acadêmico de Biomedicina está vacinado e protegido contra a Hepatite B buscando ressaltar a necessidade da imunização ainda nos primeiros semestres da Graduação e, assim, evitar o aumento do número de pessoas acometidas pelo vírus da hepatite B.
Veja abaixo a lista de trabalhos que serão apresentados:
1- Hepatite B: Avaliação do conhecimento, cobertura vacinal e teste de Imunização de estudantes de biomedicina do Centro Universitário São Lucas. Acadêmicos: Georgia Eduarda Fernandes Rodrigues. Orientadora: Professora Katia Regina Coimbra Tobias;
2- Implicações das principais doenças transmitidas por transfusão sanguínea. Acadêmica: Kevelin Janini Vasconcellos De Araújo. Orientadora: Professora Fabiana Daltro;
3- A importância da introdução do GAL- Gerenciador de Ambiente Laboratorial nas liberações de resultados de toxoplasmose no município de Ji-Paraná/RO. Acadêmica: Osmarina Barbosa de Sousa. Orientadora: Professora Flávia Serrano;
4- Análise retrospectiva de casos diagnosticados Tinea capitis referente ao período de 2010 a 2016. Acadêmica: Laís Rebouças Bandeira. Orientador: Professor Elton Bill;
5- Criptococose em pacientes atendimentos no laboratório de micologia médica do centro de pesquisa em Medicina Tropical – CEPEM. Acadêmico: Rafael de Almeida Ramalho. Orientador: Professor Elton Bill;
6- Levantamento de casos de Hepatite B notificados em Rondônia nos anos de 2012 a 2015. Acadêmicos: Ester pinto de oliveira Galvão e Luiza Caroline Gomes. Orientadora: Professora Juliana Vieira Frezza Bernardes Cohen.
Mais informações: Clique Aqui