Trabalho de postura corporal é realizado com colaboradoras da limpeza na Faculdade São Lucas

Para manter a qualidade do trabalho, é preciso que o trabalhador esteja com a saúde em dia. E com esse objetivo o SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) com apoio da coordenação de Fisioterapia da Faculdade São Lucas realizou durante o primeiro semestre deste ano um trabalho para prevenir, resgatar e manter a saúde das colaboradoras do setor de limpeza da instituição.

 

O intuito da atividade foi entender como é o trabalho das colaboradoras e buscar soluções fisioterapêuticas para o trabalho destes profissionais. Desta forma, a equipe de acadêmicas envolvidas na pesquisa analisaram as colaboradoras em suas atividades diárias e elaboraram exercícios específicos e orientações para a melhoria das suas atividades.

 

Responsável pela disciplina Saúde do Trabalhador, a professora de Fisioterapia Dalianne Lobo da Costa, explicou que essa atividade foi trabalhada durante o primeiro semestre todas as quintas-feiras com análise, ginástica laboral, relatórios, e entrega de folders explicativos para as colaboradoras da limpeza.  Além de uma palestra destacando a importância de uma boa postura no ambiente de trabalho. “Tivemos como objetivo principal promover a prevenção de incapacidades. O tratamento foi realizado por meio de técnicas terapêuticas, bem como; alongamentos e fortalecimentos.”, afirmou.

 

A colaboradora Iracélia Marques da Silva trabalha há oito anos na equipe da limpeza da Faculdade São Lucas, para ela, essa atividade é muito importante para a saúde. “O trabalho de orientação é uma prevenção para possíveis problemas na coluna. Irei continuar fazendo os exercícios propostos pelas acadêmicas para evitar dores e lesões.”, disse.

 

Raimunda Marques da Silva também é funcionária da equipe de limpeza “Depois do acompanhamento das acadêmicas de fisioterapia, minha postura melhorou bastante, sinto menos dores por causa dos exercícios. Percebi que os ensinamentos ajudam tanto no trabalho quanto em casa.”, apontou.

 

A acadêmica Rosângela Pereira dos Santos salientou o admirável trabalho das colaboradoras para a limpeza da instituição e de como é importante para elas saber realizar as atividades de maneira correta. “A fisioterapia auxilia com mais segurança essas profissionais para que elas não se queixem de dores por realizarem exercícios de maneira errada. Nossa missão foi orientar  e estimula-las a continuarem realizando os movimentos corretos.”, relatou.

 

Auxiliadora Lopes, gerente do setor de limpeza da faculdade, acredita que esta ação promoveu uma valorização das colaboradoras da limpeza. “A iniciativa proporcionou um maior desempenho e produtividade, além, é claro, do bem-estar, pois os exercícios previnem possíveis lesões ocasionadas pelas atividades exercidas durante as horas de trabalho.”, disse.

 

O técnico de segurança de trabalho e responsável pelo SESMT da Faculdade São Lucas, Edgilson Paixão dos Santos Duarte reforça a importância desse projeto para a saúde das colaboradoras da limpeza. “Essa ação de conscientização é importante, pois informa pra elas os riscos existentes no ambiente de trabalho, e assim, as previne de dores e lesões.”, acentuou.