Sustentabilidade abre novas perspectivas para o biólogo

O mercado de trabalho para Biólogos encontra-se entre as principais profissões em ascensão, devido à preocupação com o desenvolvimento sustentável do país, o que tem elevado a procura pelo profissional para a elaboração de relatórios de impacto ambiental, devido ao maior rigor na legislação ambiental. O Biólogo tem participação efetiva nas Prefeituras, Secretarias, Órgãos Federais, Ministérios, IBAMA, ONGs e assessorias em empresas privadas. Para a coordenadora do Departamento de Ciências Biológicas da Faculdade São Lucas, Profa. Dra. Allyne Christina Gomes Silva, o fato de o meio ambiente ser uma das principais preocupações de diversos setores do governo e sociedade, o mercado para biólogos está em alta, com perspectivas de crescimento. De acordo com a coordenadora, egressos da Faculdade São Lucas vem atuando em diversas áreas, contratados para atuarem em projetos de recuperação de áreas devastadas, relatórios de impactos ambientais, pesquisas na área da saúde e Educação.

 

A atividade de biólogo é uma das mais valorizadas neste novo milênio, firmando-se como atividade de ponta tanto na área de pesquisa como na área de desenvolvimento. “Isto faz com que esteja havendo uma abertura de maior número de vagas, contribuindo para que o trabalho do biólogo esteja em ascensão”, acrescenta a Profa. Dra. Allyne Christina Gomes Silva, destacando que a Biologia hoje é reconhecida universalmente como a profissão do momento e do futuro e a explosão de conhecimento nos últimos 20 anos, propiciando o surgimento de numerosas opções de trabalho. O profissional biólogo, independente de sua opção pela Licenciatura ou pelo Bacharelado, deve ter um bom embasamento teórico de Biologia, aliado à capacitação técnica e uma postura ética.

 

O Licenciado tem como mercado de trabalho o Ensino nos diferentes níveis. Para tanto, deve ter plena convicção do poder da Educação como instrumento de transformação social. Deve estar preparado para, aliado ao conhecimento existente e às técnicas pedagógicas, avançar em direção à qualidade. Enfim, deve ser profissional capacitado como educador, responsável pelo aperfeiçoamento do processo educativo, do Sistema Educacional do país e crítico do processo histórico da evolução da Educação, visando sempre um ensino ativo e participativo que estimule a capacidade de pensar, lógica e criativa.

 

O bacharel em Biologia é o profissional que exerce as diversas funções inerentes à profissão, como pesquisa científica, execução de projetos e emissão de laudos técnicos, entre outras. As principais áreas em que o biólogo está habilitado a atuar, além da sala de aula, são Análises Clínicas, Biofísica, Biologia Celular, Bioquímica, Botânica, Ciências Morfológicas, Ecologia, Farmacologia, Fisiologia, Genética, Imunologia, Microbiologia, Oceanografia, Paleontologia, Saúde Pública, Zoologia e outras áreas correlatas. Portanto, o curso de Biologia e os profissionais formados contam com excelentes perspectivas profissionais a curto, médio e longo prazo.