Semana Pedagógica da São Lucas debate novas ferramentas de ensino
Debater a sinergia entre a instituição e docentes no processo de evolução, método inovador de ensino aprendizagem que está sendo desenvolvido na instituição de ensino, é um dos objetivos da Semana Pedagógica realizada no período de 05 a 08 de julho pela Faculdade São Lucas em Porto Velho.
Neste ano, ao dar as boas-vindas aos participantes, a professora Eloá Gazola fez uma explanação sobre o programa Inova São Lucas, um recurso tecnológico de ensino desenvolvido para facilitar o ensino e otimizar o tempo dos acadêmicos em sala de aula. “Não queremos diminuir a carga horária das disciplinas. O que faremos é ampliar a possibilidade de conhecimento do aluno por meio de aulas práticas supervisionadas em um novo modelo de gestão acadêmica para continuar formando profissionais qualificados para o mercado de trabalho”, enfatizou a professora.
Ela apresentou as metas que foram debatidas em 2015 para os próximos dois anos das quais muitas já estão em desenvolvimento. A principal delas é a implantação do Centro Universitário, cujo processo está em fase de conclusão. “A consolidação do novo modelo acadêmico nos permite alcançar as metas institucionais ao mesmo tempo em que nos prepara para atuarmos como Centro Universitário”, afirmou Eloá.
Convidado para ministrar palestra sobre os métodos de avaliação integrada, o coordenador de projetos educacionais na empresa Inovar Tecnologia e Avaliação, professor Maick Ferreira, destacou a importância da avaliação integrada como ferramenta reguladora do processo ensino aprendizagem. Além de mostrar aos docentes a avaliação feita por habilidade competência permite uma visão pedagógica melhor do aluno no quesito evolução durante todo o processo de formação acadêmica. “Esses métodos facilitam o trabalho do docente em sala de aula pelo fato dele poder acompanhar o desenvolvimento do acadêmico no decorrer do curso”, declarou o palestrante.
Os métodos criados para capacitar e dotar os coordenadores e docentes da instituição de técnicas de avaliação integrada será capaz de tornar a São Lucas a melhor instituição de ensino da região Norte, por meio do modelo acadêmico e gestão administrativa.
Para a Diretora de Ensino, professora Hélia Rocha, o encontro da semana pedagógica é um local de educação e formação continuada dos professores. Durante os semestres são avaliadas as necessidades que apontam o currículo que será debatido na semana pedagógica. “Neste semestre será abordado o novo sistema que estamos lançando com o trabalho focado no planejamento e na avaliação integrada”, ressaltou a professora.