Semana Pedagógica da Faculdade São Lucas discute metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem
A semana pedagógica da Faculdade São Lucas teve destaque às metodologias ativas como contribuição para o processo de ensino e aprendizagem. O evento reuniu os docentes da instituição de ensino, que assistiram à palestra da Professora convidada Milena Mascarenhas.
Um dos objetivos do evento foi à sensibilização para as metodologias ativas que são uma concepção educativa que estimula a crítica e reflexão no processo de ensino e aprendizagem. O educador participa ativamente do processo, em situações que promovam aproximação crítica do aluno com a realidade.
A Diretora de Ensino da Faculdade São Lucas Profa. Hélia Rocha destacou a importância e a necessidade de aprimorar as metodologias de ensino. “A Faculdade São Lucas vem discutindo desde 2009 a necessidade de atualizar as metodologias de ensino, agora a faculdade está na grande campanha de mudança de currículo. Porém, não adianta mudar currículo se não forem aplicadas novas metodologias . Nós estamos mudando cultura; da cultura de ensino para a cultura do aprendizado. Do processo centrado no ensino (professor) para o processo centrado na atividade do aluno. Dessa forma acreditamos que quanto mais atividade mais chances o aluno tem de aprender”, concluiu.
Para a profa. Isabel Cristiane Kuniyoshi o atual mundo do trabalho exige não somente conhecimentos disciplinares, mas competência e autonomia para resolver problemas e/ou enfrentar situações imprevistas no âmbito profissional. Ela explica ainda, que para formar profissionais que atendam a esta demanda, faz-se necessário que os professores exerçam práticas pedagógicas que privilegiam metodologias ativas centradas no aluno que aprende por meio de desafios, problemas e projetos. O foco deve ser deslocado do ensinar para o aprender e com isto, o professor deve assumir a postura de facilitador e mediador do processo de aprendizagem e não mais transmissor de conhecimentos. “Quanto à avaliação da aprendizagem: ensinar diferente implica em avaliar diferente. A Faculdade São Lucas tem um grupo de trabalho que estuda e formula estratégias de capacitação docente para que seja possível adotar instrumentos avaliativos que permitam ao estudante refletir e buscar estratégias de recuperação, bem como tomar consciência das habilidades desenvolvidas ao longo do processo ensino/aprendizagem.”, justificou.
Convidada para debater a importância de aplicar novas metodologias de aprendizagem Profa. Milena Mascarenhas explicou que a cultura do aprendizado foca na tese que em sala de aula não é mais importante o professor falar bem, da uma excelente aula na frente dos alunos, o principal objetivo é gerar aprendizagem. “A melhor forma de ensino é aquela em que o aluno aprende, e se a metodologia aplicada não está gerando aprendizagem, alguma coisa está falhando, dentro disso, vivemos em um contexto atual em que o conhecimento está em rede, então o aluno hoje tem o conhecimento a qualquer hora e a qualquer lugar por meio da internet. Antigamente quando as escolas foram criadas, o conhecimento era restrito, por meio de biblioteca, livros caros, e outras dificuldades de ser adquirido o conhecimento. Hoje o problema é o excesso de informação. Então aquele papel do professor de transmissor de conhecimento ele não tem mais razão de ser, porque hoje o aluno encontra informação em qualquer lugar e a qualquer momento, então é por isso que o professor de hoje precisa mudar a postura, uma mudança de cultura. Os professores precisam entender o novo perfil do aluno, entender a necessidade da mudança, e entender que existem outros métodos além daqueles que eles já aplicam e que geram muito mais resultado, ou seja, aprendizagem.” A Profa. Milena destacou as metodologias ativas como método mais eficaz de aprendizagem. Para exemplificar o assunto a especialista aplicou em prática o conhecimento para os docentes da Faculdade “Quando o professor ajuda o aluno a ter as experiências na prática, o aluno aprende mais.”, concluiu.