Saúde mental do homem é tema de palestra
O Departamento de Talentos Humanos (DTH), através do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia e Medicina do Trabalho), em parceria com a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), ofereceu aos colaboradores da Faculdade São Lucas uma palestra especial como parte da campanha Novembro Azul, que trata da preocupação com a sensibilização dos homens sobre a importância dos exames clínicos preventivos contra o câncer de próstata. A palestra foi ministrada pelo professor Helton Camilo Teixeira, Especialista Multiprofissional em Atenção Básica em Saúde da Família pela UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul) e Preceptor de Ensino Superior no Curso de Enfermagem da São Lucas.
Ao referir-se à Política Nacional de Atenção à Saúde do Homem (2008), Helton Camilo mencionou que os homens ainda são muito relutantes em aderir às campanhas preventivas na área de saúde, principalmente por terem dificuldades de reconhecer suas necessidades. “O homem ainda sente muita vergonha quando precisa buscar a ajuda de um especialista para exames preventivos, notadamente quando o assunto está relacionado à próstata, tendo em vista a necessidade do exame através do toque retal”, disse o enfermeiro, destacando que o preconceito apenas contribui para prejudicar apenas a saúde do homem. “É importante quebrar tabus e deixar esse preconceito de lado”, orientou.
Sobre o tema central da palestra, Helton Camilo Teixeira mencionou que a saúde mental é resultado do equilíbrio com os vários ecossistemas. “É preciso voltar-se ao próprio interior para poder compreender os valores, sentimentos, atitudes, motivação e limitações”, orientou. Ele informou que dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) indicam que os transtornos mentais afetam mais de 450 milhões de pessoas em todo o mundo, representando 12% das enfermidades e casos de invalidez. “Os homens são mais vulneráveis às doenças porque são relapsos quanto à prevenção e morrem mais precocemente que as mulheres”, acrescentou.