São Lucas reúne alunos e egressos em fórum de formação profissional
Com o objetivo de abrir espaço para que alunos e egressos possam expor suas dúvidas e expectativas relacionadas aos seus cursos de graduação, a Faculdade São Lucas abriu nesta segunda-feira, dia 4, o I Fórum de Formação Profissional com a realização do II Fórum São Lucas de Formação Profissional em Nutrição. Segundo a diretora de Ensino da FSL, professora Hélia Rocha, o fórum representa uma grande oportunidade para envolver alunos e egressos nos debates que visam elevar ainda mais a qualidade dos cursos oferecidos pela instituição, pensando juntos o perfil, o campo de atuação e a educação continuada dos profissionais formados pela São Lucas. “O fórum é importante para a formação profissional em prol de um mercado de trabalho que busca profissionais diferenciados”, disse a diretora.
Na opinião da coordenadora do Departamento de Nutrição, professora Juliana Closs Correia, o fórum proporciona oportunidade para seja feita uma reflexão quanto à postura individual de cada um dos alunos na formação profissional do curso, com a discussão de estratégias que possam contribuir para aprimorar ainda mais a sua formação profissional. Juliana Closs Correia fez abordagem sobre os desafios, dificuldades e conquistas do curso de nutrição da São Lucas. Ela mencionou os avanços obtidos com as mudanças implantadas na metodologia curricular do curso, que foram decisivas para projetar o curso em nível nacional, incluindo o reconhecimento do Conselho Federal de Nutricionistas.
No caso específico deste II Fórum de Formação Profissional em Nutrição, a coordenadora Juliana Closs Correia informou que a proposta foi de levar os alunos a pensar mais a sua própria formação, com leveza e flexibilidade, visando à integração para a troca de conhecimentos. “Hoje os profissionais nutricionistas são mais autônomos e com maior confiança e interesse na profissão com destaque no mercado”, acentuou. Ela destacou que hoje o curso de nutrição oferecido pela Faculdade São Lucas consta entre os melhores do Brasil.
Os participantes do II Fórum de Formação Profissional em Nutrição, divididos em grupos, tiveram a oportunidade de também discutir eixos temáticos específicos sobre a profissão e o mercado de trabalho: Formação Profissional e Educação Continuada, Campos potenciais para atuação, Realidade e limitações do exercício profissional e Ação politizada do sujeito na formação profissional. Neste processo, os alunos manifestaram grande interesse na formulação de propostas e apresentação de suas dificuldades. “Os alunos puderam expor suas opiniões em prol de sua própria formação profissional, pensando, primordialmente, no reconhecimento do mercado da qualidade do profissional nutricionista formado pela Faculdade São Lucas. Isso somente acontecerá com o empenho dos próprios alunos”, complementou a coordenadora Juliana Closs Correia. Todos os cursos oferecidos pela Faculdade São Lucas serão envolvidos com a realização do I Fórum de Formação Profissional.