São Lucas reúne acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo para aula inaugural
Acadêmicos do primeiro e segundo período do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade São Lucas iniciaram na sexta-feira (22) o ano letivo de 2016 com palestras ministradas pelo engenheiro civil, professor Túlio Souza e pelo arquiteto, professor Maurício Valadares.
De acordo com o coordenador do curso, professor mestre Roberto Andrade, o objetivo é apresentar para os discentes uma visão mais ampla de conhecimento do curso. “Queremos trazer profissionais de fora com novas experiências para ampliar os conhecimentos dos alunos no decorrer do curso, além de abrir outros leques de oportunidades na carreira profissional”, ressaltou o coordenador.
Para Túlio Souza, que abordou os ramos de trabalho ligados ao curso, o conhecimento, a habilidade e a atitude são fundamentais para diferenciar o profissional no mercado de trabalho.
Ele apresentou a diferença entre a engenharia e arquitetura, conceituando cada profissão, mas sem deixar de citar que uma depende da outra e que as duas caminham lado a lado com o mesmo grau de importância. “A arquitetura ao criar a forma traduz a criatividade inata do ser humano. Enquanto a engenharia ao criar soluções se torna peça fundamental para que o espetáculo do ser humano aconteça”, citou o engenheiro.
Em seguida Maurício Valadares, fez uma abordagem panorâmica do tema: “Arquitetura como Construção Cultural” e pontuou que o curso demanda interesse em muitas áreas que vão muito além da sala de aula. “Ser arquiteto é ter uma câmera fotográfica nos olhos, encarar de frente a engenharia e ter atitude. É uma busca constante de todos os dias porque a arquitetura e engenharia não se dividem, se complementam”, concluiu o professor.