São Lucas realizou a Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho para seus colaboradores

Durante a semana do dia 11 a dia 15 de julho foi realizado na Faculdade São Lucas a 14ª Semana Interna de Prevenção de Acidente de trabalho- Sipat.

 

O objetivo desta Sipat foi realizar atividades que alertam os funcionários para a prevenção de acidentes, saúde e segurança no local de trabalho. O evento é realizado anualmente em conjunto com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

 

Durante toda a semana os colaboradores tiveram palestras com o intuito de conscientizar os trabalhadores da importância da segurança no trabalho. Dentre os assuntos das palestras foram; Coleta Seletiva; Alimentação Saudável; DST/AIDS; Ergonomia e Sedentarismo; Trânsito seguro; Segurança do Trabalho; Biossegurança; Tabagismo e Saúde Emocional.

 

As atividades da SIPAT foram palestras, sorteios, cinesioterapia laboral e concurso de frases  a fim de criar uma consciência crítica e observadora em todos os funcionários que compõem a organização. Assim como motivá-los ao conhecimento teórico e prático das ações necessárias para o resultado do cumprimento das normas, que tornam seu trabalho um ambiente mais seguro, digno e em constante melhora.

 

Esta edição da Sipat teve destaque o grupo de Cinesioterapia laboral que realizou exercícios rápidos no fim de cada palestra, visando prevenir e corrigir hábitos que possa acarretar prejuízos postural e profissional aos funcionários. De acordo com a supervisora do grupo Edivania Costa Coral, os exercícios de ginástica laboral nas empresas estão sendo mais importantes do que nunca, pois o numero de pessoas sedentárias aumenta cada vez mais. “Praticar diariamente os exercícios de ginástica laboral dentro das empresas ajuda a combater e prevenir a L.E.R., o sedentarismo, estresse, ansiedade, depressão, melhora também a flexibilidade do individuo, força, ritmo, coordenação motora, autoestima, e até mesmo a resistência.”, ressaltou.

 

A presidente da CIPA, Lídia Macário de Souza afirmou que a Sipat foi um sucesso, pois teve o apoio e união de todos, obtendo assim o sucesso esperado. “Gostaria de agradecera todos os que contribuíram e compareceram ao evento; cada palestra foi um semear e ressemear, de informações e reflexões.”, frisou.

 

 A enfermeira da Faculdade São Lucas membro do SESMT descreveu a Sipat 2016 de grande valia e com temas pontuais para os colaboradores. “Foi uma semana diversificada com temas atuais e de importância para prevenção e promoção da saúde, além de ter sido uma semana de qualidade de vida, com dinâmicas e interações entre os colegas de trabalho que nem sempre tem a oportunidade de se falarem e trocar experiências no cotidiano de trabalho. Finalizamos a Sipat com a sala lotada e satisfeitos com o objetivo alcançando de promover uma Sipat não só como obrigação, mas como uma programação anual de qualidade e esperada pelos colaboradores.”, apontou.