São Lucas qualifica novos enfermeiros para o mercado
Em cerimônia no auditório da instituição, a Faculdade São Lucas realizou a outorga de grau de mais uma turma do curso de enfermagem quando Jodylene Costa Assunção, em nome de todos os concluintes, fez um discurso destacando que os obstáculos foram superados tendo como base a amizade e a confiança do grupo que se fortaleceu, sobretudo, para superar as diferenças e respeitando os limites de cada um. “Quantos momentos, desde que vestimos o nosso primeiro jaleco até a apresentação do TCC! Choramos, sorrimos e brigamos por um ideal. Uma turma diferente, ousada e confiante só poderia dar nisso”, frisou a enfermeira.
A coordenadora do curso de enfermagem, professora Jandra Cibele Leite, destacou a determinação, a ousadia, a perseverança e a força da turma, enaltecendo sua trajetória acadêmica. “Todos nós sabemos das dificuldades, do desânimo, do cansaço, porque muitos trabalhavam durante o dia e à noite ainda tinham de enfrentar uma jornada de estudos. Mas, valeu a pena porque hoje vocês podem gritar ao mundo que são vitoriosos, conseguiram vencer todos os desafios. A alegria os invade pela certeza do dever cumprido e a sensação de vitória por esse sonho que se concretiza. Vocês deixam esta instituição prontos para enfrentarem o mercado de trabalho, porque ao longo desses anos foram adquirindo conhecimentos para se destacarem na vida profissional. Nós, professores, temos certeza disso, pois conhecemos cada um de vocês e sabemos do potencial que possuem. Pautem seu trabalho nos preceitos da ética e da humanidade”, salientou a coordenadora.
Homenageada como nome da turma, a professora Taiane Falcão Teixeira fez questão de agradecer a lembrança. “Há coisas na vida que não se repetem e ser homenageada como nome de uma turma como essa certamente é uma delas. Mas, recomendo que tenham em mente aonde querem chegar, qual o objetivo que pretendem alcançar, não apenas na profissão, mas em todas as áreas e momentos de suas vidas”, disse. Paraninfo da turma, o professor Valdomiro Pereira dos Santos, agradeceu o fato de ter sido escolhido, destacando os valores de todos os novos enfermeiros. “Vivemos a chamada Era do Conhecimento onde as pessoas não são medidas pelos bens que possuem, ou pelo patrimônio que acumularam, mas são reconhecidas e valorizadas pelo conhecimento adquirido e pela capacidade de aplicar esse conhecimento de forma positiva”, assinalou.
Valdomiro Pereira orientou que todos ajam de forma ética e responsável para que possam ser fatores positivos na vida das outras pessoas. “Mantenham-se atentos e sempre dispostos para o serviço do cuidado, e que este diploma seja o seu passaporte para quaisquer ambientes, espaços e contextos humanos”, acrescentou. O Chanceler da Faculdade São Lucas, Prof. Dr. José Dettoni, pautou o seu discurso em fatores motivadores. Segundo ele, objetivos e motivação são coisas oportunas e de interesse em quaisquer circunstâncias. “Assuntos humanos valem muito para qualquer pessoa, em qualquer circunstância”, ponderou.