São Lucas inova com simulador de alta performance para o curso de Medicina
Em busca de melhorar cada vez mais a qualidade do ensino aplicado, o Centro Universitário São Lucas adquiriu uma mesa interativa moderna que simula situações clínicas de pacientes em diversas patologias. Trata-se do Body Interact, novo simulador de pacientes virtuais para treinamento de decisão clínica que dispõe de novas ferramentas para o aprendizado dos acadêmicos.
O Centro Universitário já dispõe de uma unidade hospitalar simulada com alguns simuladores de alta performance. A aquisição de um novo simulador mais moderno para este semestre no curso de medicina revela a preocupação do UniSL com a qualidade do profissional que deseja formar.
“A importância da unidade hospitalar simulada faz com que o aluno possa aprender diversas situações clinicas com vários recursos relacionados ao aprendizado da área clínica, medicamentosa e diagnóstico onde o aluno pode simular um quadro clínico e a partir daí tomar as decisões diante do caso clinico do paciente. A mesa simula sinais e sintomas da patologia que estarão discutindo em aula. Outro recurso é o aluno poder fazer a simulação dos sinais e sintomas, aplicar os medicamentos, saber a reação do paciente diante do tratamento”, destaca a coordenadora do curso, professora Dra. Rita de Cássia.
Ela explica que a mesa proporciona três momentos de aprendizado para o aluno, pensamento crítico, tomada de decisão e a comunicação em equipe que são fundamentais para a evolução positiva de um tratamento clínico.
“No primeiro momento o acadêmico passa a ter um pensamento crítico, pensar em tempo real e raciocinar à medida que o estado do paciente muda. Outro recurso pedagógico é a tomada de decisão que inclui etapas definíveis durante uma situação complexa, desenvolvimento de habilidades de antecipação e gerenciamentos de riscos. Por fim, a comunicação e o trabalho em equipe que promovem uma comunicação interprofissional. Então podemos realmente simular um ambiente onde haverá médicos, enfermeiros e técnicos e a partir disso desenvolver habilidades de trabalho em equipe dentro de uma unidade hospitalar”, conclui a professora.
A mesa trás vários recursos e representa a realidade do paciente simulando todos os sintomas e ao mesmo tempo conforme o aluno demanda o que precisa ser feito o paciente reage com melhora ou piora do seu estado. Possui ainda uma melhoria das competências baseado nos pilares da educação do Centro Universitário São Lucas.
Outro dado importante que o simulador dispõe é a retenção do conhecimento, onde estudos demonstram que o aluno quando simula retém mais o conhecimento que perdura por mais de sessenta dias.