São Lucas gradua nova turma de biólogos

A Faculdade São Lucas realizou a cerimônia de outorga de grau de sua 17ª turma do curso de Ciências Biológicas, que prestou homenagem aos docentes Saymon de Albuquerque (Nome da Turma) e Renato Abreu Lima (Paraninfo). Segundo a nova bióloga Patrícia Guedes Nogueira, em discurso feito em nome dos demais graduados, a 17ª turma do curso iniciou sua trajetória acadêmica cheia de sonhos, expectativas e uma grande motivação. “Essa trajetória nos proporcionou grandes experiências que contribuíram para o nosso crescimento pessoal e profissional”, destacou.

Nome da turma, o professor Saymon de Albuquerque não escondeu a grande alegria e contentamento com a homenagem recebida. “É um motivo de orgulho ser homenageado e considero como um ato de muita generosidade da turma. Para mim esta homenagem é como um título muito importante que me traz a responsabilidade de sempre trabalhar com muito afinco e carinho para que eu sempre possa ser digno dela”, salientou. O professor Saymon enalteceu o comprometimento da turma, acentuando que o mercado de trabalho recebe profissionais competentes e com grande capacidade de fazer a diferença.

“É uma grande honra ser paraninfo desta turma”, disse o professor Renato Abreu Lima, destacando que nos dias atuais as pessoas são reconhecidas e valorizadas pelo conhecimento adquirido e pela capacidade de aplicar, de forma positiva, esse conhecimento. Segundo ele, outro grande desafio é o de construir no ambiente de trabalho uma cultura organizacional que valorize ações éticas e sustentáveis. “Percebemos que a sociedade passa por uma inversão de valores e, como agentes de transformação, nós devemos promover a valorização das ações éticas e responsáveis do ponto de vista social e ambiental”, assinalou.

Em seu discurso, a professora Allyne Silva, coordenadora do Departamento de Ciências Biológicas da Faculdade São Lucas, enfatizou que, no decorrer da vida acadêmica, os novos biólogos aprenderam a importância de aprender e de ensinar, de discutir idéias, a habilidade de conviver com a divergência de opiniões ou de interesses e, principalmente, adquirindo conhecimentos para atuarem na vida prática como agentes multiplicadores de conhecimento. “Saibam que vocês celebram não apenas a conclusão de um curso, mas uma história, porque foram tantos os momentos de partilha com os colegas, com os professores e com toda a comunidade da Faculdade São Lucas. As experiências foram somando-se e tornando-se visível aos olhos dos que tiveram a alegria de partilhar com vocês esta aventura”, acrescentou a coordenadora.

O Prof. Dr. José Dettoni, Chanceler da FSL, enalteceu quão bela é a profissão do biólogo. Segundo ele, o mundo da vida, grandioso, espetacular, é, às vezes, assustador, merecendo dupla curiosidade científica que busca estudar os seres vivos para conhecê-los e a curiosidade poético-filosófica que, extasiando e refletindo, busca, no fundo, o sentido da criação e, mais de perto, o sentido da própria existência humana. “Entre os bichos, o bicho homem se diferencia porque sabe que existe e se pergunta o porquê da existência. Sejam cientistas, mas alimentem também a exuberante curiosidade da criança e a profunda e serena curiosidade do ancião diante do quase misterioso fenômeno da vida”, complementou.