São Lucas forma novos cirurgiões dentistas

A Faculdade São Lucas formou novos cirurgiões dentistas com a outorga de grau de sua 14ª turma do curso de odontologia, que prestou homenagem à professora Maria Licínia Selleri de Souza. Em discurso, a nova cirurgiã dentista Valcleria de Freitas destacou que a conclusão do curso de graduação representa o momento da colheita. “Começamos a colher tudo o que foi semeado muitas vezes com lágrimas e abrindo mão de tantas outras coisas, mas, enfim, vencemos. Colhemos hoje o título de cirurgiões dentistas”, comemorou. A professora Maria Licínia fez questão de agradecer a homenagem prestada pela turma, salientando que aquele se constituía num momento muito especial em sua carreira de docente. “Nesse momento, recebendo essa homenagem,  posso afirmar que estou vivendo o ápice da minha vida profissional, principalmente porque Deus me presenteou com duas profissões maravilhosas: a odontologia e a docência”, assinalou.

“Noite de emoção, de festa, de alegria, de entusiasmo, do bater mais forte de nossos corações”, mencionou a coordenadora do Departamento de Odontologia da Faculdade São Lucas, professora Iracema Correa do Amaral Ribeiro, em seu discurso. Segundo ela, o curso de graduação se constituiu de uma etapa de quatro anos de novos aprendizados, de novos desafios, essencialmente de muita amizade e convivência. “Além do conhecimento necessário à sua formação profissional, vocês cresceram como cidadãos críticos, participativos e conscientes de suas possibilidades e da importância de seus papeis na sociedade. Todos vocês são privilegiados neste contexto educacional de nossa realidade, cabendo-lhes a responsabilidade de desempenhar dignamente suas atribuições como cirurgiões dentistas, contribuindo efetivamente para a justiça social e para a melhoria da pessoa humana”, acrescentou.

“Vocês não podem imaginar a alegria que encheu o meu coração, que transborda nesse momento em que tenho o privilégio de falar a vocês. Há quatro anos, em meio a festas e sonhos, vocês entraram na faculdade, trazendo um olhar terno e doce, sonhando com o momento em que se tornariam cirurgiões dentistas”, disse a professora Regina Márcia Serpa Pinheiro, paraninfa da turma, destacando o momento de felicidade com a cerimônia de outorga de grau. “Vocês estão preparados para os desafios que virão e não deixem que a alegria da conquista lhes tire a vontade de continuar crescendo, buscando o aperfeiçoamento profissional e pessoal. Sejam ousados e determinados, mas também humanos, éticos e responsáveis em suas atitudes”, complementou.

O amor foi o tema central do discurso do Prof. Dr. José Dettoni, Chanceler da Faculdade São Lucas, na cerimônia de outorga de grau da 14ª turma do curso de odontologia da instituição. Ele procurou transmitir aos presentes à cerimônia diferenças entre gostar e amar. “Gostar nada mais é que sentir-se bem. Mas, não há liberdade no gostar, porque gostar é instintivo, não livre. O mundo do amor é outro, é o mundo da consciência, da liberdade e da responsabilidade. Só pode haver amor onde há pessoas, porque amar é saber, querer e fazer o bem aos outros, a partir de si mesmo”, frisou o Chanceler, acrescentando que o amor é como a luz, que ilumina e se expande em todas as direções. “Amar é irradiar a vontade de bem e do bem, sem distinções, sem privilégios, sem preconceitos, de qualquer tipo. O amor supera o medo, o ódio, as invejas, as desconfianças. Amar é a realização de qualquer pessoa”, completou.