São Lucas forma nova turma de bacharéis em Ciências Biológicas

Em cerimônia no auditório da instituição, a Faculdade São Lucas realizou a outorga de grau da 18ª turma do curso de Ciências Biológicas com homenagem prestada à professora Helen Queite Guterres Barros Gazola como nome da turma. Em discurso, Helen Queite Gazola agradeceu a homenagem e fez questão de dizer que foi a mais importante que já recebeu. “Podem ter a certeza de que esta homenagem ficará guardada sem no meu coração, principalmente por entender que devemos sempre trabalhar com vontade em prol da profissão que escolhemos e amamos”, mencionou a docente. Helen Queite Gazola disse que sempre sentiu que foi mais que professora para a turma e que esse sempre foi o seu foco. “Dar o melhor de mim como professora, mas, ao mesmo tempo, sendo uma amiga para que os meus alunos se sentissem seguros para continuar essa jornada”, acentuou.

 

Mencionando em seu discurso o fato de que no Japão o único profissional que não precisa se curvar diante do imperador é o professor, a bacharel Caroline Mitsutake destacou a grande importância dos professores no processo de formação profissionais da turma. “Nesta jornada, além de professores, você também foram nossos amigos, portanto agradecemos pelos ensinamentos transmitidos e pela amizade que nos foi dada. Tudo o que aprendemos foi muito além da matriz curricular porque vocês nos ensinaram a aprender, a escutar, a compreender, a expandir os conhecimentos. Vocês mostraram caminhos que somente a vida, os homens e o conhecimento podem nos proporcionar”, disse a nova bióloga. Caroline Mitsutake alertou para a necessidade de estarem abertos para as mudanças, tendo a plena convicção de que têm em mãos a oportunidade e a competência para fazer muito em prol da educação.

 

“A Instituição, assim como os seus pais, também cumpriu sua missão, e hoje vocês celebram não apenas a conclusão de um curso, mas uma história. Vocês escolheram como profissão serem biólogos e esta é uma profissão que se baseia na ciência, que nada mais é que um meio muito específico de adquirirmos conhecimento”, disse a Professora Doutora Allyne Silva, coordenadora do Departamento de Ciências Biológicas da Faculdade São Lucas, aos novos bacharéis biólogos. “Vocês aprenderam a importância de aprender e de ensinar, de discutir ideias, a habilidade de conviver com a divergência de opiniões ou de interesses, a importância de atuarem na vida prática como agentes multiplicadores de conhecimento”, acrescentou a coordenadora.

 

Para o Professor Mestre Renato Abreu Lima, paraninfo da turma, os novos bacharéis em biologia formados pela Faculdade São Lucas são diferenciados e inovadores porque sempre buscaram o aperfeiçoamento pessoal e profissional. “É por meio da dedicação e da educação que podemos mudar a nossa realidade, e todos vocês estavam sedentos por informação e conhecimento. Portanto, façam a diferença , arrisquem, sejam ousados, criativos e inovadores em tudo o que fizerem, sem esquecer de que quanto maior for a dificuldade, maior será a recompensa”, assinalou o docente. Por sua vez, o chanceler, Professor Doutor José Dettoni, saudou os novos formados bacharéis em biologia, destacando a ciência que estuda a vida. “Vocês escolheram a profissão que estuda a vida, que trabalha a vida. Mas, não se contentem com a ciência da vida, busquem mais, busquem a sabedoria da vida ou sobre a vida”, completou.