São Lucas forma nova turma de administradores

Em cerimônia no auditório do campus universitário, a Faculdade São Lucas realizou a outorga de grau da 15ª turma do curso de administração. Na oportunidade, o coordenador do Departamento de Administração, professor Marcelo Augusto Mendes Barbosa, destacou a grande importância daquele momento na vida dos novos profissionais em administração. “Aprendemos e ensinamos reciprocamente o valor de debatermos ideias a ponto de discordarmos de nós mesmos, de buscarmos a habilidade de conviver com as divergentes opiniões e interesses individuais e coletivos. Tudo isso fez parte da vida de cada um de vocês nesses quatro anos, mas tenham a certeza de que agora vocês estão mais preparados que antes”, disse o coordenador.

O professor Marcelo Barbosa também destacou o papel determinante da faculdade na formação profissional de seus acadêmicos e na preparação de cada um para o mercado de trabalho. Segundo ele, a academia ensina conceitos e instrumentos mostrando que a vida é um constante processo de evolução, e que a esperança é o combustível daquele que percebe que o homem é um ser que evolui através de sua própria consciência, e que, agindo, pode desejar mudar sua condição. “O homem consciente é aquele que busca evoluir no conhecimento e sabe que o prazer de viver melhor é fruto de comprometimento pessoal e coletivo”, salientou. Ele acrescentou que o papel do administrador é social e que o profissional deve ter em mente que representa a esperança de uma melhoria para a vida da sociedade. “É preciso que eliminemos do nosso dia a dia a corrupção e a falta de ética profissional, mas só conseguiremos mudar tais coisas se nos conscientizarmos de que a mudança começa por nossas ações. Precisamos ser agentes transformadores para que possamos ajudar a sociedade a ser mais justa e mais humana”, acentuou.

Ao parabenizar os novos administradores, a professora Sílvia Metchko, homenageada como nome da turma, fez questão de destacar que ser docente, em sua opinião, é ser orientador, é estar ao lado de cada um dos alunos ajudando a trilhar o seu próprio caminho, a descobrir novos horizontes. “Como dizem os sábios, o conhecimento adquirido é o único bem que jamais poderá ser tirado de nós, e o conhecimento, em plena era da informação, se constitui num bem extremamente valioso”, frisou. Paraninfa da turma, a professora Maria Aparecida Lopes Urgal destacou a importância da formação dos administradores, profissionais responsáveis pela operacionalização e gestão dos recursos organizacionais e potencialidades humanas, fundamentais para o processo articulador na produção organizacional. Segundo ela, o mundo vive em constante transformação e exige de todo profissional atenção redobrada para que possa responder prontamente a essas mudanças. “No campo profissional, fica claro que, por trás de medos, existe a necessidade de saber arriscar, sempre com base na confiança e no planejamento, rumo ao que precisa ser feito e mudado. Mas, deve ser levado em conta que tais mudanças exigem coragem e, ao mesmo tempo, pés no chão”, evidenciou.

Em seu discurso, o Prof. Dr. José Dettoni, chanceler da Faculdade São Lucas, disse que administrar é uma das profissões de maior destaque no mundo, em todo o tempo e em todo lugar. “Mas, não é das missões mais fáceis porque exige de quem a escolheu competência técnica e competência ética. Pouco adianta ser competente do ponto de vista técnico quando não se possui a competência ética. É preciso que haja comprometimento profissional com base nessas duas vertentes”, mencionou. De acordo com a nova administradora Joice de Jesus Carvalho Araújo, “os melhores mestres não foram os que nos ensinaram as respostas, mas aqueles que nos ensinaram a questionar, a duvidar, a pensar e a sonhar.” Em seu discurso em nome da turma, Joice Araújo fez questão de destacar que quando se escolhe ser Administrador se aceita o grande desafio de tomar decisões que impactem positivamente nas organizações e na sociedade. “Precisamos exercer nossa profissão com honestidade, defendendo os direitos, bens e interesses de clientes e instituições, sem abrir mão da nossa dignidade”, completou.