São Lucas entrega ao prefeito Nazif propostas do Fórum Antenado no Futuro
O Prof. Dr. Ricardo Pianta, Coordenador de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, entregou ao prefeito Mauro Nazif o documento contendo as propostas formuladas durante o II Rondônia Antenado no Futuro: Atuação Pós-Enchente, realizado pela Faculdade São Lucas nos dias 8 e 9 deste mês. A iniciativa faz parte da filosofia de cunho social desenvolvida pela Instituição, diante da necessidade da implantação de medidas para esse momento crítico de pós-enchente do Rio Madeira. O Fórum contou com a participação de autoridades, lideranças empresariais, lideranças políticas e lideranças comunitárias que estiveram envolvidos nos debates dos eitos temáticos propostos, visando a definição das propostas encaminhadas ao Município.
Ao receber o documento das mãos do Prof. Dr. Ricardo Pianta, o prefeito Mauro Nazif destacou a grande importância da iniciativa da Faculdade São Lucas para o processo de pós-enchente. Ele agradeceu a todos que participaram do fórum, apresentando sugestões em cada um dos grupos temáticos. “Apresento os meus agradecimentos à Faculdade São Lucas, na pessoa de sua diretora, Dra. Maria Eliza, por esse importante e relevante trabalho em prol do Município”, disse Nazif, admitindo que a Prefeitura não estava preparada para uma enchente desse porte, tendo em vista que fenômeno dessa natureza ainda não havia ocorrido em Porto Velho.
De acordo com o Prof. Dr. Ricardo Pianta, o Fórum teve como proposta promover debates para a elaboração de um documento contendo estratégias de enfrentamento a esse período de pós-enchente do Rio Madeira. “A iniciativa da Faculdade São Lucas é alertar sobre a necessidade de uma tomada de posição imediata para fazer frente aos problemas causados pela enchente, que desabrigou milhares de famílias, em Porto Velho e em outros municípios do estado, resultando em sérios prejuízos nas áreas sociais, econômicas, culturais, patrimoniais e culturais”, destacou.
A diretora da Faculdade São Lucas, Dra. Maria Eliza de Aguiar e Silva, enfatizou que nesse momento de pós-enchente a classe política deve esquecer as cores partidárias para que todos possam unir forças em prol da reconstrução dos setores da cidade e dos distritos afetados pela cheia recorde do Rio Madeira. “A tragédia pegou a todos de surpresa e devemos atuar em consenso para que os resultados sejam positivos, porque somente unidos poderemos fazer frente aos muitos problemas decorrentes da enchente. Precisamos pensar no bem dos milhares de famílias atingidas”, acentuou.
A iniciativa da Faculdade São Lucas também foi destacada pelo comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar, Ubirajara Caetano de Souza, que, na abertura do Fórum, evidenciou a preocupação da instituição nesse processo de discussão que visa definir um planejamento estratégico de socorro aos milhares de famílias atingidas. “Além de contribuir para implementar as propostas, este evento fortalece ainda mais a parceria existente entre a Faculdade São Lucas e a Defesa Civil estadual, porque o universo de pensamento da faculdade será fundamental nesse processo de reconstrução, especialmente porque a enchente causou impacto social muito grande e ações imediatas são necessárias, e a Faculdade São Lucas detém a excelência na área social”, enfatizou o comandante.
O II Rondônia Antenado no Futuro: Atuação Pós-Enchente contou com palestras da meteorologista Sandra Saad, do Grupo Clima Tempo, que destacou a influência pluviométrica na região de drenagem do Rio Madeira, e do secretário de Planejamento do Município, Jorge Elarrat, que abordou análise e perspectivas da enchente. Além de Sandra Saad e Jorge Elarrat, a abertura do Fórum também contou com a participação dos deputados Hermínio Coelho, Ribamar Araújo e Epifânia Barbosa, dos vereadores Alan Queiróz e Leo Moraes e do comandante do Corpo de Bombeiros, Ubirajara Caetano (representando o governador Confúcio Moura).