São Lucas Educacional em parceria com a Prefeitura de Porto Velho implantam 1a Farmácia Modelo
No dia 25 de fevereiro, o Grupo Educacional São Lucas em parceria com a Secretária de Saúde do Município – SEMUSA, inaugurou no Centro de Saúde Ana Adelaide, a primeira Farmácia Modelo municipal. A parceria conta com o curso de Farmácia da Instituição, no desenvolvimento de um espaço dentro da Policlínica para o atendimento farmacêutico para a população.
A inauguração contou com a presença da Coordenadora do Curso de Farmácia, Professora Gracianny Gomes Martins, a Secretária da SEMUSA, Eliane Passini, o representante do Prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, a responsável pelo Departamento da Assistência Farmacêutica do Município de Porto Velho, Ane Horeay e o São Lucas Educacional, representado por Jaime Gazola Filho.
A considerada modelo de Farmácia funcionará das 7h às 19h e é considerada modelo, pois será a primeira da rede municipal a contar com consultório farmacêutico e tem o objetivo de prestar serviços e atenção farmacêutica à comunidade atendida na Unidade Básica de Saúde. O intuito é atuar com a dispensação de medicamentos conforme prescrição médica, avaliação e acompanhamento da farmacoterapia do paciente não só pronto atendimento da Policlínica, mas da comunidade em geral.
O projeto surgiu mediante a necessidade da implementação de uma Farmácia da rede pública que prestasse a atenção farmacêutica com o paciente e a integração do curso de Farmácia do São Lucas junto aos alunos do 3º período para vivenciar seu primeiro estágio supervisionado em Habilidades Farmacêuticas I.
De acordo com a Professora Gracianny Gomes Martins, coordenadora do curso de Farmácia da Instituição, o convite partiu do Departamento de Assistência Farmacêutica do Município e da SEMUSA a fim de firmar a parceria com o São Lucas na estruturação da Farmácia Modelo que forneceu apoio de obra física, empréstimo de computadores e materiais necessários para a reforma do espaço cedido na Unidade Ana Adelaide e oportunizou também a execução do estágio supervisionado dos alunos do curso.
“A vivência no cenário real da saúde pública e a prestação de atendimento farmacêutico à comunidade, levou os alunos de Farmácia do São Lucas a se envolverem desde o início do curso com a prática profissional Farmacêutica na Atenção Básica no município de Porto Velho”, destacou.
Jaime Gazola Filho, representante do Grupo Educacional São Lucas na solenidade de abertura da Farmácia Modela, ressaltou a importância das atividades práticas fora do campus.
“Por mais que o São Lucas tenha em sua infraestrura meios para simulação de atendimentos, é impossível os alunos se formarem e terem a real vivencia, sem viverem de fato como o trabalho funciona. Dentro de uma unidade básica de saúde, dentro de uma Upa, tem essa troca entre paciente e aluno, e é a oportunidade de pôr em prática seus ensinamentos e ir para o mercado de trabalho”, ressaltou.
Os atendimentos iniciaram no último dia 18 de fevereiro junto aos alunos de estágio e proporcionaram a eles a visualização do processo de acompanhamento do paciente como verificação de quais medicamentos são utilizados, como funciona a reposição, realização de checklist e conferencia de validade, além de orientações e o contato com o corpo clínico do Ana Adelaide.
A preceptora do estágio supervisionado, Fablícia Glauciane Santos Menezes destaca desenvolvimento dos alunos na prática de visualizar receitas, verificar dosagens, posologia, acompanhar a dispensação e orientar o paciente quanto ao uso dos medicamentos. Eles iniciaram também o acompanhamento no pronto atendimento.