São Lucas é referência em seminário nacional de bibliotecas universitárias
A Faculdade São Lucas esteve presente ao XVIII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU 2014), realizado de 16 a 21 deste mês, no Minascentro, em Belo Horizonte/MG, que destacou o tema “Bibliotecas Universitárias e o Acesso Público à Informação: articulando leis, tecnologias, práticas e gestão”. O seminário evidenciou a importância da troca de ideias e de experiências. Única IES de Rondônia presente ao seminário nacional, a Faculdade São Lucas esteve representada pela bibliotecária Leandra Perdigão, a Faculdade São Lucas tornou-se referência para outras instituições de ensino superior do país, principalmente por ser uma instituição privada que se destaca entre as universidades públicas federais.
O seminário destacou o papel social das bibliotecas universitárias, enfatizando a relevância da ética, do comprometimento social, da inovação e do acesso ao conhecimento, observando a necessidade de mudanças que possibilitem o fortalecimento estratégico das bibliotecas universitárias em contextos de formação humana e dedicados à cultura, ciência, tecnologia e inovação. Outro ponto destacado no seminário diz respeito à compreensão das repercussões da Lei de Acesso à informação (12.527/2011) e seus impactos no compartilhamento da informação científica e tecnológica, bem como às recentes medidas governamentais referentes ao tratamento, à disponibilização e à difusão dos dados abertos produzidos em diferentes instituições em contexto nacional. Isto, levando em conta os desafios e as tendências nacionais e internacionais que indicam a necessidade de mudanças socioculturais e a incorporação de medidas que potencializem a reinvenção da profissão.
Leandra Perdigão destacou a importância do seminário para as bibliotecas universitárias, principalmente quanto à implantação de repositórios digitais institucionais como um viés pela Lei de Acesso à Informação. Na Região Norte, apenas a UFPA (Universidade Federal do Pará) tem consolidado o repositório digital e a Faculdade São Lucas (Porto Velho), a UFAM (Universidade Federal do Amazonas) e a UEPA (Universidade Estadual do Pará) estão com os processos em andamento. Leandra informou que um curso específico ministrado no seminário forneceu subsídios importantes para o processo de implantação do repositório digital institucional. Ela também participou de outros cursos sobre a gestão da qualidade nas bibliotecas universitárias e sobre metodologias para o mapeamento de processos nas bibliotecas. O SNBU também sediou a Reunião dos Repositórios Institucionais da Região Norte que definiu a cidade de Macapá/AP como sede da próxima Reunião Norte em abril de 2015. Por outro lado, Manaus foi aclamada como sede do próximo SNBU (Seminário Nacional das Bibliotecas Universitárias) em 2016.