São Lucas é destaque em publicação internacional
Estudo feito pela Faculdade São Lucas, através de um grupo de pesquisadores formado por professores e acadêmicos, destacando o tema “As convivências sociais e suas conseqüências no Município de Porto Velho”, consta de publicação anual do Projeto Mirando al Mundo, produzida pelo Governo de Turim (Itália) com o apoio financeiro da União Europeia. Única instituição de ensino superior parceira do projeto, a Faculdade São Lucas atua na Mesa da Infância e Adolescência e desenvolve o projeto Observatório Juvenil. Em recente reunião realizada em Turim, congregando representantes do projeto nas cidades e instituições parceiras, o professor José Dettoni, Diretor Acadêmico da Faculdade São Lucas, destacou a importância do intercâmbio e do compartilhamento de informações sobre questões relacionadas à infância e à adolescência, mencionando que o diálogo é o melhor caminho e a mais digna forma de relacionamento entre as pessoas, entre as culturas, entre as raças, entre os povos e as nações. “Dentro desse contexto emerge, com força e beleza, a importância e a oportunidade do Projeto Mirando al Mundo, uma forma concreta em que as instituições de culturas e países diferentes dialogam, oferecendo suas contribuições e experiências e recebendo contribuições e experiências de outros países. Políticas públicas se enriquecem muito através desse diálogo e intercâmbio em níveis municipais, estaduais, nacionais, internacionais e intercontinentais. A Faculdade São Lucas está engajada com grande entusiasmo neste projeto”, acentuou o diretor.
No relatório encaminhado ao Governo de Turim, o professor Honório Moraes Rocha Neto, coordenador do projeto no âmbito da Faculdade São Lucas, enfatiza que compartilhar é a palavra central e forte que marca a parceria, tendo em vista o comprometimento dos profissionais diretamente envolvidos no estudo e na realização das metas, fortalecendo a consciência de aprendizado institucional. “Outro ganho importante é a participação dos jovens discentes que demonstram forte e intenso interesse em estudar e compartilhar o seu protagonismo”, acentua. O foco do Estudo é a realidade social urbana no Município de Porto Velho envolvendo o universo infanto-juvenil. Neste cenário os profissionais utilizaram dados oficiais coletados junto aos organismos públicos municipais, estaduais e federais, cujas informações puderam evidenciar revisões bibliográficas pertinentes à temática relacionada à desigualdade social e violência que podem influenciar na vulnerabilidade e oportunidades infanto-juvenis.
O Estudo leva em conta que a adolescência normalmente é marcada por profundas transformações nas quais se entrelaçam processos de amadurecimento físico, mental, emocional, social e moral, que são influenciados pelas peculiaridades inerentes a cada indivíduo, pelo seu ambiente sociocultural e pelo momento histórico. O relatório atesta que a infância é a base deste processo e a partir da adolescência, etapa crucial na formação as identidade, precisa ser aproveitada para que sejam ensinadas a cooperação, a solidariedade, a resolução pacífica de conflitos e a inseparabilidade entre direitos e deveres na vida em sociedade. “Na busca de caminhos possíveis, o adolescente precisa ser reconhecido como um dos protagonistas porque enquanto for visto e tratado apenas como um problema será excluído da possibilidade de canalizar construtivamente suas energias como agente de transformação social”, acrescenta o documento.
O acadêmico Magnum de Oliveira, de Medicina, observou que a criação de um projeto com a magnitude do Mirando al Mundo implica no desejo tanto de atender quanto de suprir as necessidades das pessoas com as quais se trabalha. “É um projeto que não se restringe apenas a uma área, mas está voltado para cultura, esporte, lazer, saúde, educação e segurança, tendo como objetivo a atenção às crianças em situação de vulnerabilidade social, estabelecendo como prioridade a análise do desenvolvimento pessoal e social de jovens em diversas questões, as quais são apresentadas de forma inadequada em locais menos favorecidos”, destaca. Magnum de Oliveira diz que estar engajado no desenvolvimento de projetos que proporcionem mudanças positivas na rotina de jovens, que muitas vezes deparam com as dificuldades cotidianas e facilmente desanimam de batalhar por uma situação social digna, significa buscar meios para fomentar a melhoria do ambiente social trabalho, com o gratificado retorno de lição executada com sucesso.
De acordo com o acadêmico, um dos pesquisadores seniores do projeto, o foco básico do trabalho tende a formular soluções para minimizar os problemas causados pela exclusão social e violência urbana que se apresentam no âmbito da comunidade, principalmente entre as crianças e os adolescentes. “Participar desse projeto representa uma oportunidade de proporcionar um futuro melhor para os jovens deste meio social, oferecendo-lhes novos objetivos e perspectivas”, complementa. Na Faculdade São Lucas, o Grupo de Pesquisas é formado pelos docentes Honório Moraes Rocha Neto, Ricardo Pianta Rodrigues da Silva, Ana Karolina Zampronio Bassi e Hélia Cardoso Gomes da Rocha, contando com o envolvimento dos alunos Magnum Aparecido de Oliveira, Luciana Mamedio da Silva, Tharini Fuza de Souza, Jéssica Silva Félix Bastos, Maria José de Souza Saraiva, Renan de Paula da Silveira e Silva, Aline Souza da Fonseca, Poliana de Andrade, Luciana Santana Martins, Rebeca Barbosa de Melo, Sâmia Gabriele Nunes Rocha e Renata Moreno Martins.