São Lucas capacita alunos para atuação em Entomologia

Neste sábado (25), a Faculdade São Lucas realizou o curso básico sobre entomologia para estudo dos insetos na área da Biologia, apresentando definições nas áreas de trabalho e a importância desta ciência para a indústria, medicina e agricultura. A aula foi realizada no laboratório de genética da própria instituição e presidida pelo professor Edson Neves.

 

De acordo com Edson Neves, o objetivo é apresentar para os alunos o estudo sobre os insetos que interagem no dia a dia com o homem, principalmente os que causam doenças, como forma de desenvolver um conhecimento em pesquisa para uma atuação mais ampla dentro da biologia. “A entomologia é mais uma alternativa para os futuros biólogos trabalharem na área de ciências biológicas”, afirmou.

 

Dentro do estudo está a importância de alguns insetos que servem como ramos de atuação para profissionais que desejam se especializar na área e que se divide em três vertentes: economia, agricultura e saúde pública. Economia está ligada ao trabalho dos apicultores com as abelhas; agricultura por meio do controle de pragas; e, saúde pública para o controle de doenças como a malária, doenças de chagas, leishmaniose entre outras.

 

Para os alunos é uma oportunidade de aprendizado vivenciar na prática os trabalhos realizados com mosquitos para o controle de doenças causadas por esses insetos. “Meu foco principal é a biologia tropical e quero aqui obter mais conhecimentos médicos sobre as doenças tropicais”, enfatizou Guilherme Matos, que cursa mestrado em Biologia Experimental pela Universidade Federal de Rondônia.

 

“Este será o tema do meu trabalho de conclusão do curso e depois de formada quero me especializar em entomologia”, frisou Helen Pricila, aluna do 7º período do curso de Biologia.

 

Segundo a coordenadora de Extensão, professora Maricélia Cantanhêde, o objetivo é a informação e capacitação desses alunos de Ciências Biológicas para atuação na área, além de ampliar o leque de oportunidades de trabalhos. “Vamos atuar na estratégia de capacitação dos participantes, uma vez que, queremos ampliar o campo de pesquisa nesse setor”, finalizou.