Relato sobre câncer uterino é destaque em Simpósio de Ginecologia
O trabalho de pesquisa intitulado “Relato de caso de lesão precursora de câncer do colo uterino em estágio nic II”, produzido pelos acadêmicos Cafiterine dos Santos Cacalcante, Claudino Sérgio de Alencar Ribeiro Filho, Iasmin Queiroz Nascimento, Jaqueline Polon Abboud e Priscila Aparecida Lima Marques, orientados pelo Dr. Carlos Maiorquim, obteve destaque como o melhor Pôster no I Simpósio de Ginecologia e Obstetrícia realizado pelo Departamento de Medicina da Faculdade São Lucas.
O Relato de caso destaca que o câncer de colo de útero, embora evitável, é o tipo de câncer mais frequente na região Norte do Brasil. “É uma doença que inicia com transformações intraepiteliais progressivas que podem evoluir para uma lesão cancerosa invasora, em prazo de 10 a 15 anos, motivo pelo qual a importância do diagnóstico precoce das lesões precursoras”, evidencia a pesquisa. O trabalho teve por objetivo descrever o caso de uma paciente com lesão precursora para câncer de colo de útero em estágio NIC II (HSIL) e discutir as possíveis hipóteses diagnósticas.
A iniciativa mostra que a infecção crônica causada pelo Papiloma Vírus Humano (HPV) constitui-se uma das principais causas de câncer de colo uterino, alertando que quando diagnosticado na fase inicial a chance de cura é de até 100%. A escolha do tratamento e avaliação do prognóstico se baseia nos achados clínicos, exames complementares e possibilidade de ressecção da lesão. “Deve-se destacar que a paciente não usa preservativos, ato que aumenta os riscos de infecção e transmissão do HPV, além da mesma ter totalizado mais de dois parceiros sexuais, o que a literatura aponta predispor à infecção pelo vírus”, esclarece o estudo, acrescentando que o exame preventivo é a principal estratégia para detectar lesões precursoras e fazer o diagnóstico da doença.